Valéria Macedo pede agilidade para implantação da Unacon em Imperatriz

Assecom / Valéria Macedo
07/01/2014 11h50

Valéria Macedo pede agilidade para implantação da Unacon em Imperatriz

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) ressaltou o requerimento, de sua autoria, que solicita agilidade dos governos estadual e federal - através do secretário de estado da saúde, Ricardo Murad, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, respectivamente - para implantação da Unacon - Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia do hospital Municipal de Imperatriz, que deverá prestar principalmente serviços de radioterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica, em vista da grade demanda de pacientes para o tratamento dessas especialidades na Região Tocantina e Centro-Sul do estado.

“Esse é um assunto que mexe com a vida de muita gente, que mexe também com o sentimento que nós temos de solidariedade, um sentimento até de pesar das pessoas portadoras de câncer do Estado do Maranhão, dos seus parentes, familiares e amigos. No dia 4 de dezembro, eu, na qualidade de presidente da Comissão de Saúde, e os membros, colegas André Fufuca, Vianey Bringel e Francisca Primo, realizamos uma audiência pública em Imperatriz e pudemos checar in loco a necessidade do projeto que está em andamento aqui na Comissão Intergestora Bipartite no Estado do Maranhão”, disse Valéria.

Segundo a parlamentar pedetista, a comissão viu as instalações hoje existentes em Imperatriz no hospital municipal, as instalações em leitos e aparelhos para realizar quimioterapia e a estrutura para realizar o serviço de radioterapia, que só em São Luís, no Hospital Aldenora Belo, está pronta para funcionar; inclusive já funciona esse serviço de radioterapia, conveniado pela tabela SUS e até particular para outros, mas que é conveniado ao hospital municipal de Imperatriz para atender a demanda da Região Tocantina.

“Hoje nós temos uma fila de espera em São Luís de 285 pacientes para iniciar o tratamento de radioterapia. É uma fila grande para quem depende de um dia para iniciar um tratamento, para agilizar a cura, e esse um dia faz a diferença na vida desses pacientes”, enfatizou Valéria Macedo, acrescentado que existe em Imperatriz um serviço que está montado e pronto para dar assistência a todos esses pacientes de todo o estado do Maranhão, principalmente do Maranhão Central da região Tocantina, que tem que procurar o estado do Piauí ou o estado do Tocantins.

Em tom emocionado, Valéria disse que os pacientes têm que viajar a esses dois estados mais próximos “para mendigar um leito para se submeterem ao tratamento do câncer”.  “Nós sabemos que essa é uma doença devastadora e que mata rápido qualquer pessoa. Se nós tivéssemos um paciente, um parente doente de câncer, nós quereríamos, o mais rápido possível, iniciar o tratamento. Infelizmente, nós temos essa fila e temos já a Região Tocantina pronta para funcionar o serviço de radioterapia”, apelou.

Valéria Macedo também solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), para que interceda, em nome de todos os deputados, e peça agilidade, no sentido de que o secretário Ricardo Murad envie, o mais rápido possível, esse processo ao Ministério da Saúde, a fim de acelerar a implantação do serviço de radioterapia, quimioterapia e ampliação da cirurgia oncológica na Região Tocantina e Região Central, de forma a atender as três macrorregiões: Presidente Dutra; Imperatriz e Balsas.

“A Lei nº 12.732 diz que os pacientes que têm câncer devem iniciar o tratamento em no mínimo 60 dias. Infelizmente, como aqui em São Luís nós temos o serviço de radioterapia apenas no Aldenora Bello, isso é impossível, pois temos essa fila. Temos em Imperatriz o serviço de quimioterapia e já há uma fila para isso como de cirurgias oncológicas; a fila é grande e nós sabemos que cada dia custa muito para a vida dessas pessoas”, concluiu Valéria. Ela também agradeceu a todos os deputados que assinaram o requerimento para que seja viabilizado o mais rápido possível esse processo.