Creche Escola Sementinha inicia atividades do período letivo de 2014

Leno Edroaldo/ Agência Assembleia
03/02/2014 12h56

Creche Escola Sementinha inicia atividades do período letivo de 2014

Com mais de 230 alunos, a Creche Escola Sementinha iniciou nesta segunda-feira (3) as aulas do período letivo de 2014. Os alunos, pais e responsáveis foram recepcionados por toda equipe pedagógica e coordenação.

O período letivo no primeiro semestre funcionará até 30 de junho, quando começam as férias. As aulas reiniciam em 1º de agosto e vão até 19 de dezembro. Ao contrário da maioria das escolas do país, a Sementinha não vai adaptar sua grade curricular à Copa do Mundo.

Segundo a coordenadora pedagógica Julieta Guterres, este ano a carga horária será de 200 horas/aulas e a novidade será a criação de mais uma turma no 2º ano do ensino fundamental. Serão 52 alunos novatos, sendo 33 apenas no ‘maternal 1’.

Ao todo, serão utilizadas dez salas, sendo cinco para o ensino infantil e outras cinco para o fundamental. A equipe pedagógica será formada por 24 professores; duas fonoaudiólogas; uma psicóloga; dois profissionais em educação física; uma bibliotecária; uma nutricionista; além de coordenadorias para os ensinos infantil, fundamental; e administrativa.

As salas do maternal 1A terão 17 alunos. No maternal 1B serão 16, enquanto que no maternal 2 haverá 34 alunos. No ensino infantil serão 25 alunos na turma 1; e 18, na turma 2. No ensino fundamental, 25 alunos participam do 1º ano; 35, no 3º; e 28, no 4º ano. O 2º ano terá duas salas, com 17 alunos cada.

“Temos uma expectativa excelente para esse ano letivo. Continuaremos a priorizar uma educação de qualidade, que sempre foi a marca da Sementinha, e estamos abertos para melhorar a cada dia mais. Tivemos alguns avanços, como por exemplo a cobertura do pátio interno. Futuramente, vamos climatizar todas as salas de aula. Uma licitação para isso já está em andamento e acredito que até o segundo semestre já possamos ter todas as salas com ar condicionado”, explicou a coordenadora.

Nas primeiras semanas de aula os alunos das duas salas do maternal receberão uma atenção especial. “Nestas turmas temos alunos de dois anos de idade que são bastante ligados aos seus pais. Por isso esses responsáveis podem ficar próximos às crianças, para que haja uma adaptação rápida”, disse Julieta Guterres. Nesse período os alunos dos maternais 1A e 1B terão aulas entre as 7h30 e 10h. Após o período de adaptação as aulas terminarão às 11h30. Já os alunos do ensino fundamental (1º, 2º, 3º e 4º anos) terão aulas entre as 7h e 13h.