Deputado Stênio Rezende lamenta morte do ex-prefeito de Balsas, Paulo Fonseca

Nice Moraes / Agência Assembleia
11/02/2014 15h41

O deputado Stênio Rezende (PRTB) registrou na sessão desta terça-feira (11) o falecimento do ex-prefeito de Balsas, Paulo Fonseca, ocorrido semana passada na cidade de Araguaína (TO).

O parlamentar disse que o ex-prefeito - que administrou a cidade na década de 70 - deixou um grande serviço prestado, principalmente na produção de grãos. Disse ainda que ele foi um dos homens que olhou à frente e viu que os cerrados maranhenses tinham futuro.

“Este homem foi o primeiro a plantar a soja em solo maranhense. Ele ajudou a transformar não só a cidade de Balsas, mas toda a região do cerrado do Maranhão. Hoje, se não está plantando soja, milho, milheto e feijão, certamente está caminhando para plantar”, afirmou Stênio Rezende.

Ele destacou que hoje o Maranhão é um dos maiores produtores de grãos no país, chegando, em aproximadamente trintas anos, a cerca de 700.000 hectares de plantação de soja, feita principalmente por produtores do Rio Grande do Sul que se firmaram na região sul do Estado.

Os gaúchos também se expandiram para o sudoeste da Bahia e para o leste de Tocantins, constituindo a região do Mapitoba formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí, que hoje é o corredor de exportação norte.

Segundo Stênio Rezende, graças à Ferrovia Norte-Sul e às BRs e MAs que cortam o Maranhão, o Porto do Itaqui é um grande exportador de grãos.

“Quero lamentar a perda e deixar os meus mais profundos sentimos a seus familiares e deixar registrado, nesta Casa, um pouco do seu legado”, finalizou Stênio Rezende.