Deputados Afonso Manoel e Othelino Neto defendem secretária de saúde

Agência Assembleia
13/02/2014 15h28

Deputados Afonso Manoel e Othelino Neto defendem secretária de saúde

Os deputados Afonso Manoel (PMDB) e Othelino Neto (PCdoB) ocuparam parte do grande expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (13), para defender a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, alvo de críticas da deputada governista Vianey Bringel (PMDB), por conta do encerramento do atendimento da Unidade de Pediatria do Socorão II.

Em aparte, o deputado Afonso Manoel agradeceu à Vianey Bringel pela declaração reconhecendo que a secretária Helena Duailibe está com vontade de fazer uma boa administração. Mas, Afonso questionou se a colega parlamentar sabia quantas cirurgias são realizadas diariamente ou mensalmente no Socorrão II, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O parlamentar informou que a área que concentra a Pediatria do Socorrão II era assistida por 30 pediatras. Segundo Afonso Manoel, o Setor de Pediatria foi desativado para dar espaço ao Setor de Traumatologia, responsável pelo atendimento de quase 60% dos pacientes da capital e do interior do Estado, a maioria vítima dos frequentes acidentes de motocicletas.

O deputado Othelino Neto informou que a Prefeitura de São Luís desativou o Setor de Pediatria do Socorrão II com a intenção de beneficiar todos os pacientes que são encaminhados ao hospital, principalmente os que ocupam o Setor de Traumatologia, os quais serão beneficiados com o espaço que se abriu.

De acordo com Othelino Neto, o próprio prefeito Edivaldo Holanda Júnior já garantiu que o Setor de Pediatria do Socorrão II e todos os profissionais que atendiam a população passarão a atender na Santa Casa, onde a Prefeitura adquiriu uma área para justamente abrigar os pacientes, em função da falta de espaço físico na rede municipal de atendimento no Socorrão I e no Socorrão II.