Seminário sobre rumos do esporte será discutido nesta sexta na Assembleia

Annyere Pereira / Agência Assembleia
14/02/2014 12h45

Seminário sobre rumos do esporte será discutido nesta sexta na Assembleia

O presidente do Paysandu Sport Club, Vandick Lima, e Adalberto Aguiar, do Conselho Fiscal, visitaram na manhã desta sexta-feira (14) o Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa. Na ocasião, foram recebidos pela diretora-adjunta de Comunicação da AL, Jacqueline Heluy, e pelo diretor-geral da Mesa, Bráulio Martins.

Eles vieram participar do seminário que vai discutir a PL 6.753 de 2013, que cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte), pelo qual as entidades esportivas passam a ter incentivos para atuar na formação de atletas olímpicos. O evento será realizado hoje, às 14h30, no auditório Fernando Falcão.

Um dos principais objetivos do seminário é o de debater a PL 6.753 de 2013, com a presença de representantes dos Clubes de Futebol das Séries A, B, C, D e outras modalidades do esporte brasileiro para colher subsídios com vistas ao aprimoramento do texto em tramitação na Câmara dos Deputados.

Entre as medidas previstas tem-se a recuperação de créditos tributários com a União e o parcelamento em até 240 prestações das dívidas tributárias federais das entidades que aderirem ao programa, com redução de multas e encargos.

“A expectativa é que a lei seja aprovada, tendo em vista que todos os clubes querem o parcelamento maior. E assim todos estão perdendo”, declarou o presidente do Paysandu Sport Club, Vandick Lima, sobre o assunto.

Todos os deputados federais, estaduais, senadores, vereadores, confederações (atletismo, basquete, beach soccer, ciclismo, futsal, judô, karatê, natação, tiro esportivo), secretários de Estados do Norte e Nordeste, secretários municipais de esporte, presidentes de Clubes de Futebol e jornalistas ligados ao esporte foram convidados para participar do seminário, e assim, obterem informações, reclamações e sugestões que venham colaborar para a criação do Proforte, já que vários parlamentares do país estarão presentes ao evento e levarão consigo este embasamento para finalizar uma lei que seja benéfica para todos.

Outros Estados já receberam esses seminários, porém serão realizados em apenas algumas regiões do país e o Maranhão é o único Estado do Nordeste a receber o evento.

PROGRAMAÇÃO

Na mesa de abertura estarão os deputados Jovais Arantes (PTB/GO) – presidente da Comissão, Vicente Cândido (PT/SP) – 1º vice-presidente da Comissão, Pedro Fernandes – secretário de Estado e Educação do Maranhão, Raimundo Abreu Penha – secretário Municipal de Esporte de São Luís. E entre as presenças já confirmadas vale citar Fernando Roth Scmidt – presidente do Esporte Clube da Bahia, Vandick Lima – presidente do Paysandu – PA, a Federação de Atletismo, o secretário Adjunto de Esporte, Lazer e Juventude de São José de Ribamar, Tércio Dominici e o presidente da Associação de Locutores