Deputado Hélio Soares solicita devolução de verba do SUS para Penalva

Nice Moraes/Agência assembleia
14/02/2014 13h03

O deputado Hélio Soares (PMDB) apresentou indicação pedindo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe ofício do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, solicitando providências, no sentido de determinar que seja devolvido para o município de Penalva os recursos das ações de média e alta complexidade prestadas no âmbito do SUS, pelo Hospital Municipal Jesus de Nazaré.

O valor é na ordem de R$ 81.015,02, conforme relatório estatístico que demostra a existência de um déficit financeiro entre o valor faturado e o financiado pelo SUS, no bloco de média e alta complexidade.  Mas, segundo os números constantes no relatório apresentado pelo gestor da Unidade Regional de Saúde de Viana comprovam uma nova realidade na área de saúde pública no Município de Penalva.

De acordo com o relatório, o Hospital Municipal Jesus de Nazaré apresenta produção mensal equivalente a aproximadamente 200%, em relação ao financiado pelo Fundo Municipal de Saúde, especificamente no bloco de Média e Alta Complexidade (MAC), provocando um prejuízo financeiro para o Município de 100% (cem por cento). “Saúde Pública deve ser tratada como prioridade entre as demais políticas públicas”, frisou o parlamentar.