Deputados oposicionistas comentam resultado de pesquisas eleitorais

Ribamar Santana / Agência Assembleia
19/02/2014 16h36

Deputados oposicionistas comentam resultado de pesquisas eleitorais

Os deputados Rubens Júnior (PCdoB), líder do Bloco de Oposição, Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Marcelo Tavares (PSB), em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (18), teceram comentários sobre o resultado das últimas pesquisas eleitorais, que, segundo eles, colocam o presidente da Embratur na liderança das candidaturas de governador, inclusive na Grande São Luís.

“A Data-M, na Grande São Luís, constatou com cenários de múltiplos candidatos a liderança de Flávio Dino, com a deputada Eliziane em segundo e o candidato da governadora Roseana Sarney em terceiro”, revelou Rubens Júnior.

O deputado César Pires (PMDB), líder do Governo, refutou os dados da pesquisa divulgados pelos deputados da Oposição, questionando a imparcialidade da empresa Data –M que, segundo ele, é de propriedade de um funcionário do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, (PSB), e também mostrando que nenhum fato político relevante aconteceu para que os números divulgados pela pesquisa da Data-M mudassem significativamente num intervalo de 15 dias. “O que fez, por exemplo, a deputada Eliziane Gama cair tanto se ela estava lá nos presídios, nas televisões, nos blogs?”, indagou.

César Pires disse ficar preocupado com o comportamento dos deputados de Oposição que, segundo ele, parecem mais um manto ao “Véu da Verônica”, isto é, todo mundo quer que exista, mas não se descobre onde é que estão essas pessoas. “É um manto de Verônica ou então o Véu de Isis, separando a verdade e a mentira. Esses indicadores só se encontram na Data-M. Imaginem se essas empresas de pesquisas pertencessem a pessoas ligadas ao meu grupo político. O mundo desabaria aqui”, observou.

Relatório da CGU

Ainda durante a sessão de hoje, os deputados Rubens Júnior, Othelino Neto e Bira do Pindaré saíram em defesa do presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Flávio Dino, a respeito de denúncias divulgadas na mídia local sobre supostas irregularidades na sua gestão à frente dessa autarquia federal.

O líder oposicionista apresentou documentos da Controladoria Geral da União (CGU) e do Conselho de Ética da Presidência da República que comprovam não ter sido encontrada nenhuma irregularidade na gestão de Flávio Dino como presidente da Embratur. “Ele cumpriu com todos os seus deveres e não há nada que macule sua imagem. Aqui estão os documentos que comprovam isto”, bradou.

Segundo Rubens Júnior, nada justifica essa onda de denuncismo contra o presidente da Embratur, a não ser sua liderança nas pesquisas pré-eleitorais. “Não é porque se aproxima o período eleitoral que devemos permitir o vale tudo do jogo eleitoral. Nada justifica os ataques pessoais. As intimidações não podem prevalecer sobre a verdade, sobre a boa conduta e a honra pública”, argumentou.

“A declaração da CGU foi objetiva e dura, desmentindo e comprovando o que nós já estávamos dizendo, isto é, que o vale tudo não está adiantando porque a cada  mentira que inventam, vem logo o desmentido”, disse o deputado Othelino Neto ao endossar o discurso de Rubens Júnior.

Bira do Pindaré reafirmou a importância do fato político de a CGU ter, segunde ele, sepultado de vez as acusações lançadas contra o presidente da Embratur. “Foi muito importante o nada consta emitido pela Controladoria Geral da União na medida em que esvazia por completo a tentativa de macular, de comprometer, de envolver Flávio Dino em ‘maracutaia’”, observou.