Eliziane Gama destaca encontro de pré-candidatos do PPS

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
24/02/2014 18h45

Eliziane Gama destaca encontro de pré-candidatos do PPS
Foto original

 

A deputada Eliziane Gama (PPS) registrou, na sessão desta segunda-feira, 24, o primeiro encontro de pré-candidatos a deputados estadual e federal do PPS, ocorrido no último fim de semana e que contou com as presenças de representantes de várias cidades do Maranhão. Ela também destacou os 82 anos de conquista do voto feminino no Brasil.

 

No encontro, foram traçadas as diretrizes que vão nortear o programa de Governo do PPS, a serem registradas na justiça eleitoral logo após a convenção do partido. Também foi deliberada a busca de novas alianças em todas as regiões do Maranhão pela candidatura majoritária ao governo do Estado.

 

O encontro que, segundo a parlamentar, foi um sucesso, também contou com a presença dos membros do grupo de trabalho da rede de sustentabilidade, que participam de uma forma direta na construção desse programa de Governo, no mesmo modelo desenvolvido hoje pela aliança nacional PSB/PPS/REDE. “No Maranhão, nós temos formatado o PPS com o grupo de trabalho da rede de sustentabilidade na construção do programa de governo que será, acima de tudo, pautado em três pressupostos que já constam nas diretrizes, que são: os direitos humanos, a sustentabilidade e educação radicalidade na educação”.

 

Voto feminino

 

Eliziane Gama também destacou os 82 anos de conquista do voto feminino no Brasil, comemorado hoje. Foi na década de 30, depois da luta de várias mulheres, que se protagonizou a ruptura de uma construção do que ocorria na história do Brasil. Assim, no dia 24 de fevereiro de 1932, o Código Eleitoral Provisório, através do Decreto 21.076, estabeleceu a liberdade para as mulheres brasileiras, dando-lhes, portanto, o direito ao voto feminino no Brasil.

 

“Foi a partir desse momento que várias mulheres pelo Brasil afora entraram de uma maneira importante no protagonismo eleitoral brasileiro”, afirmou Eliziane Gama, ressaltando que a prima do deputado Magno Bacelar, Dalva Bacelar, foi a primeira mulher maranhense a ser prefeita de um município e, também, a primeira mulher maranhense a ocupar um cargo no Legislativo como deputada estadual.

 

“Ela, na verdade, marca não somente a história maranhense, mas brasileira, porque logo após a instituição do voto maranhense, figurou ao lado de poucas e raras mulheres brasileiras – inclusive tendo destaque nas regiões Norte e Nordeste do país como a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita numa cidade. Dalva Bacelar construiu uma história bela e que honra as mulheres pelo seu protagonismo e pela sua luta, acima de tudo, pela igualdade de gênero e pela participação da mulher na política maranhense”, frisou a parlamentar.

 

A ex-deputada Helena Barros Heluy também foi destacada por Eliziane Gama como um dos grandes exemplos de mulheres que o Brasil tem, pela sua forma coerente, ímpar e diferenciada de exercer a vida pública e a política no Estado do Maranhão. “Ela também, que não está no momento exercendo o mandato, deixou e deixa para todos nós um legado e uma lição de como se deve fazer política na nossa sociedade maranhense”.


Banner