Presidente Arnaldo Melo recebe Roberto Brandão, reitor do Ifma

icone-whatsapp
Annyere Pereira / Agência Assembleia
26/02/2014 09h53

Presidente Arnaldo Melo recebe Roberto Brandão, reitor do Ifma
Foto original

 

Estreitar as relações institucionais do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) com a Assembleia Legislativa. Esse foi o principal objetivo da visita de cortesia do reitor do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Roberto Brandão, do prefeito do Campus do Monte Castelo, Ebenezer de Almeida Araújo, e de Agenor Almeida Filho, diretor de Desenvolvimento Institucional ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), na tarde dessa terça-feira (25).

 

Na ocasião, conversaram sobre diversos programas, entre eles, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Falaram ainda sobre o programa “Mulheres Mil” que está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do governo nos eixos da promoção da eqüidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação.

 

Além disso, também abordaram sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

 

“Sabemos que o Maranhão está recebendo um crescimento muito grande do Instituto, por isso, iremos totalizar ainda nesse ano 30 pontos de presença com 26 mil alunos, 2.200 servidores entre professores administrativos. Por tanto, nada mais interessante do que está de mãos dadas com a Assembleia Legislativa para levar o processo da educação aos municípios, à população tão necessitada da educação”, explicou o reitor, ressaltando ainda que é nesse sentido “que nós estamos vindo estreitar essa relação, essa parceria entre o Ifma e a AL”.

 

Ainda de acordo com o reitor Roberto Brandão, a expectativa é que estejam cada vez mais de mãos dadas visando que a educação profissional e tecnológica de qualidade possa chegar ao alcance da população. “Hoje somos 26 mil, mas vamos chegar a 40 mil em 2015, então 40 mil pessoas são 40 mil famílias do nosso estado, onde a casa do povo tem um contato direto. A expectativa é que nós tenhamos aqui bons frutos, bons convênios, boas parcerias para melhorar o processo da educação para a qualidade de vida do nosso povo”, finalizou.

 

Por outro lado, o deputado Arnaldo Melo deu o seu total apoio às ideias dos projetos/programas e garantiu ajudar o Instituto por meio de emendas parlamentares em prol dos núcleos de Passagem Franca e Santa Luzia do Paruá com equipamentos e bibliotecas pelo fato de os programas serem de alcance social muito grande em vários municípios maranhenses, tendo em vista que o Ifma já atua em 21 pontos do Maranhão e estão com mais nove em construção.

 

Além disso, para o presidente, essa é uma forma de garantir o estímulo profissional através da formação técnica, onde, dessa forma além de cada participante do programa receber o auxílio financeiro ainda reduz a evasão das escolas.

 


Banner