Stênio Rezende destaca início do asfaltamento do Anel da Soja

icone-whatsapp
Agência Assembleia
06/03/2014 12h46

Stênio Rezende destaca início do asfaltamento do Anel da Soja
Foto original

 

O deputado Stênio Resende (PRTB) anunciou nesta quinta-feira (6), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia, que acompanhado do secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, participa amanhã (7), às 16h, em Balsas, da solenidade de início das obras de asfaltamento do Anel da Soja, considerado o maior projeto no setor viário da história do Maranhão.  

 

O parlamentar informou que o Anel da Soja receberá recursos do Governo do Estado calculados em R$ 350 milhões, que serão investidos nas estradas que cortam o Sul do Estado, beneficiando a população da região do Mapitoba, formada pelo Sul do Maranhão, Oeste da Bahia, Leste do Tocantins e o Sul do Piauí.

 

Para Stênio, a Mapitoba é a maior região agricultável de cerrado a ser explorada no Brasil e no mundo. Segundo ele, só no Maranhão e no Piauí a Mapitoba tem uma área agricultável de mais de um milhão de hectares. “É terra suficiente para alimentar grande parte do povo que tanto necessita de alimentos”, observa.

 

Diante dessa realidade, Stênio ressaltou o compromisso da governadora Roseana Sarney com a infraestrutura do Estado do Maranhão, quem, segundo ele, “não mediu esforços para ajudar a região da Mapitoba a se desenvolver ainda mais e beneficiar a população, especialmente os produtores que vêm fazendo a sua parte”.

 

LUTA DE PHILIPS

 

No pronunciamento, Stênio lembrou que há quase 30 anos chegou ao Maranhão o Sr. Philips, um rio-grandense de Não Me Toque, e começou a plantar soja em Balsas, que não tinha energia, estradas nem tecnologia. Montado no lombo de burro e trator, Philips telefonava buscando informações no Rio Grande do Sul ou na Embrapa do Paraná.

 

Conforme Stênio Resende, com a determinação da governadora Roseana de investir R$ 350 milhões no Anel da Soja, serão asfaltadas as estradas de Ribeiro Gonçalves a Balsas, de Balsas a Alto Parnaíba e a estrada do Batavo, que vai até o Centro dos Gerais de Balsas, onde está localizado o Projeto Prodecer III. 

 

A segunda etapa do projeto do Anel da Soja vai ligar Serra do Penitente até a MA-006, perto de Tasso Fragoso. “Esse é o famoso Anel da Soja, a região mais produtiva de grãos do Maranhão e das plumas de algodão, que vem se desenvolvendo graças à força de todos os produtores que lá residem”, assinalou Rezende.

 

Na avaliação de Stênio, o Anel da Soja trará reflexos positivos no Porto do Itaqui, que a cada ano bate recorde na exportação, principalmente de grãos. “O Maranhão produzia 38 sacas de soja por hectare. Graças às tecnologias e estudos avançados de clima e solo e máquinas, hoje produzimos 55 sacas por hectare”, concluiu. 


Banner