Alunos do projeto Ensino Médio Inovador fazem visita à Assembleia Legislativa

Jéssica Barros / Agência Assembleia
13/03/2014 13h57

Alunos do projeto Ensino Médio Inovador fazem visita à Assembleia Legislativa

Alunos, professores e gestores do Centro de Ensino Governador João Castelo, escola pública da rede estadual de ensino, localizada no município de Pastos Bons, visitaram na manhã desta quarta-feira (13) as instalações da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Eles foram recepcionados pelo assessor de comunicação do deputado estadual Zé Carlos (PT), que lhes mostrou os pontos mais importantes, como o plenário, principal setor da Assembleia, a praça do Rangedor e a biblioteca. Os alunos conheceram também o funcionamento do setor de Recursos Humanos, da Escola do Legislativo e o Salão Nobre, lugar onde ficam os quadros de todos os ex-presidentes da Casa.

Da galeria, os alunos puderam acompanhar a sessão plenária. “É importante conhecer o trabalho legislativo de perto, porque muitas vezes o jovem não leva muito a sério a hora de votar e acaba escolhendo um candidato por indicação do prefeito da cidade. Então é muito importante que eles saibam qual é o verdadeiro papel de um deputado e votar consciente”, disse a gestora da escola, Deusirei Mendes da Silva.

Para encerrar o momento de visitas, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer o Complexo de Comunicação, localizado também no Sítio do Rangedor e inaugurado no dia 17 de fevereiro. Eles foram recepcionados pela coordenadora de jornalismo da TV Assembleia, Cristiane Morais, que explicou todo o funcionamento da emissora e lhes apresentou as novas instalações. No auditório Neiva Moreira, os alunos assistiram a um vídeo institucional produzido pela TV Assembleia.

PROJETO

A vinda dos alunos à Casa faz parte de um Projeto do Ensino Médio Inovador – Proemi, um programa que visa incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida.

“O nosso projeto vem investindo nesses últimos anos no ensino médio e sempre que a gente tem oportunidade, procuramos conhecer novos lugares. Dessa vez, resolvemos visitar São Luís, porque a maioria dos alunos não conhece nossa capital. Por isso, tivemos a ideia de trazê-los para conhecerem os pontos turísticos e os pontos mais importantes daqui. Eles ficaram encantados com a beleza da Assembleia, que é a Casa do Povo”, revelou Deusirei Mendes.