Magno Bacelar e Rigo Teles destacam importância de UPAs no Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
19/03/2014 12h56

Magno Bacelar e Rigo Teles destacam importância de UPAs no Maranhão
Foto original

 

Os deputados Magno Bacelar e Rigo Teles, ambos do PV, destacaram, na sessão desta quarta-feira (19), a importância das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) instaladas nos municípios maranhenses, pelo Governo do Estado em parceira com o Governo Federal.

 

Em resposta a questionamentos feitos na tribuna pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), o deputado Magno Bacelar enfatizou que a maior parte dos recursos utilizados na construção das UPAs é oriunda do Tesouro Estadual.

 

“O Governo do Maranhão já construiu importantes UPAs, como a do Araçagi, Parque Vitória, Coroatá e Codó. E houve uma contrapartida do Governo Federal, mas a maior parte dos recursos é oriunda do Tesouro Estadual. Praticamente o Governo Federal entra com 30%, ficando 70% com o Governo do Estado. E já são 10 UPAs que foram construídas tanto aqui na capital como no interior e que vem funcionando plenamente sob a competente gestão do secretário de Saúde, Ricardo Murad”, declarou Magno Bacelar.

 

Ele argumentou que a população maranhense hoje reconhece a importância do pleno funcionamento destas Unidades construídas, equipadas e administradas pelo Governo do Maranhão.

 

“O Estado do Maranhão vem fazendo a sua parte na questão destas unidades com resolutividade, com competência, e com o reconhecimento da população do Estado do Maranhão, tanto na capital, como no interior, dos bons serviços prestados à população maranhense nestas UPAs”, ressaltou Magno Bacelar em resposta a críticas feitas pelo deputado Othelino Neto.

 

O deputado Rigo Teles reforçou o discurso feito por Magno Bacelar, dando o testemunho de que tem acompanhado a governadora Roseana Sarney em visita a vários municípios, especialmente na inauguração de novas unidades para a rede hospitalar do Estado. 

 

“O secretário Ricardo Murad está entregando os hospitais construídos e equipados e os municípios, quase na sua totalidade, estão recebendo também uma ambulância. E este projeto do secretário Ricardo Murad é entregar uma ambulância em cada hospital. Além disso tudo, para a manutenção, havia um repasse de R$ 60 mil. E hoje o secretário Ricardo Murad está fazendo um repasse de R$ 100 mil para que os municípios possam fazer a manutenção dos hospitais”, destacou Rigo Teles.

 

Eles acrescentou que as UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

 

Rigo Teles assinalou ainda que as UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.


Banner