Instituições discutem melhorias para a agropecuária do Sertão maranhense

Annyere Pereira/ Agência Assembleia
19/03/2014 20h02

Instituições discutem melhorias para a agropecuária do Sertão maranhense

Discutir melhorias para a agropecuária do município de Colinas e região do médio sertão maranhense foi o principal objetivo da reunião realizada na tarde desta quarta-feira (19), na sala da Presidência da Assembleia Legislativa, com a presença do prefeito Antônio Carlos Oliveira (PSB), dos secretários de Estado Fernando Fialho (Desenvolvimento Social), Maurício Macedo (Indústria e Comércio) e Cláudio Azevedo (Agricultura), além de representantes da Codevasf, da Embrapa e do Sebrae.

Dentre outras questões debatidas na reunião, destaca-se a produção de abóbora, cultivada em grande escala em Colinas e distribuída para outros estados, mas que, segundo o prefeito Antonio Carlos, tem trazido pouca rentabilidade para os produtores. Segundo ele, a produção da safra de abóbora chega a quase mil toneladas, tornando-se necessária uma política emergencial voltada à absorção desse produto para que o produtor não perca a vontade de continuar produzindo.

Durante a reunião os problemas foram expostos pelo prefeito e as propostas para solucioná-los foram apresentadas pelos representantes de cada um dos órgãos públicos e instituições, todas elas voltadas à melhoria da cadeia produtiva da região. Um dos pontos sugeridos foi ampliar a tecnologia e melhorar a assistência técnica como forma de atrair mais investimentos para a região

Ficou acertado que o Sebrae vai elaborar  um estudo de toda a cadeia produtiva dos produtos agrícolas cultivados na região, a fim de subsidiar as Secretarias de Estado no desenvolvimento de ações voltadas ao fomento da economia na região.

UNIÃO DE FORÇAS

O presidente Arnaldo Melo agradeceu a presença dos secretários de Estado e dos representantes das instituições que atenderam de imediato ao convite formulado pela Assembleia. Ele explicou que o Legislativo tem procurado trazer todos os temas de interesse da sociedade maranhense para o palco de discussão e que durante os últimos anos reuniu a Federação das Indústrias e todas as Secretarias de Estado em torno de um projeto com o objetivo de fomentar a economia e o desenvolvimento das diferentes regiões do Maranhão.

Arnaldo esclareceu que desta vez a discussão se deu em torno do polo de produção de abóbora, inhame e outros produtos produzidos no médio sertão maranhense, especificamente da cidade de Colinas, e que o engajamento dos órgãos dos governos do Estado e federal poderá contribuir para o desenvolvimento da região por meio das ações que forem planejadas no encontro desta quarta-feira.

“Foi uma tarde realmente de boas discussões e bons debates, onde todos os agentes que participaram da reunião se disponibilizaram a auxiliar. Tenho certeza que esse projeto haverá de ser concluído e nós passaremos a produzir e comercializar melhor, e quem sabe no futuro industrializar os produtos da região do médio sertão”, ressaltou Arnaldo.

Sobre as propostas da Prefeitura para desenvolvimento agrário da região, Arnaldo Melo disse que o prefeito Antônio Carlos está no caminho certo, ou seja, tem colocado uma equipe de técnicos para estudar quais são as maiores vocações agrícolas da região e, principalmente, do município de Colinas, além de buscar estruturas que possam levar o pequeno produtor a produzir mais e melhor.

TECNOLOGIAS

O presidente da Assembleia também destacou o fato da Prefeitura estar aplicando outras tecnologias para melhor aproveitar a produção de abóbora, torná-la mais resistente por mais tempo, a fim de conseguir preços melhores, tanto na comercialização direta na forma  in natura, como na industrialização.

Segundo Arnaldo, a abóbora é a matéria-prima de várias espécies de doces existentes no mercado. “É um produto que tem carboidrato, proteína, vitamina e todos os elementos naturais que se precisa para um alimento, é importante para quase tudo e temos que usar de maneira mais coerente e trazendo riqueza”, ressaltou.

Na avaliação do prefeito Antônio Costa, a reunião foi bastante positiva, pois foi apresentado um norte para que a agropecuária avance no município. Ressaltou, ainda, que com a união das diversas Secretarias de Estado será possível levar o desenvolvimento a Colinas. "Já tínhamos a ajuda e a participação do governo, mas agora tenho certeza de que mais coisas virão”.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, também avaliou a reunião como positiva e que o prefeito está no caminho certo ao buscar uma saída para melhorar a qualidade de vida dos habitantes do seu município por meio da agricultura. “Discutimos como melhorar a agricultura em todo o sertão do Maranhão e surgiram várias ideias quanto à questão da cadeia produtiva da abóbora, do inhame, do mel, da piscicultura, do leite. A partir de agora daremos sequências a esse trabalho para que possamos ajudar os municípios a desenvolverem suas atividades agrícolas.”