Setor médico da Assembleia promove palestra sobre a Saúde da Mulher

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
20/03/2014 13h59

Setor médico da Assembleia promove palestra sobre a Saúde da Mulher
Foto original

 

Como parte da programação da Campanha “Saúde da Mulher”, promovida pela Subdiretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa em parceria com o GEDEMA, durante todo o mês de março e de abril, foi realizada na manhã desta quinta-feira (20) uma palestra ministrada pela geriatra Mariany Melo Oliveira, com o tema “Saúde da Mulher: O futuro promete! Chegue lá bem!”.

 

“A nossa missão é a qualidade de vida no trabalho. Então, uma das nossas preocupações é com a prevenção em saúde. Por isso, foi idealizada esta palestra com o objetivo de dar informações às servidoras da Casa, para que elas possam se prevenir, o que é a melhor forma de combater as doenças”, explicou José Ribamar Araújo Filho, subdiretor do setor médico.

 

Com uma linguagem clara e informal, a palestrante conseguiu repassar às mulheres, em sua maioria senhoras, dicas com as melhores formas de chegar à velhice com qualidade de vida.  Ela detalhou assuntos como menopausa, osteoporose, sexualidade, doenças cardiovasculares, prevenção de câncer, saúde bucal e longevidade.

 

Para a geriatra, existem as fases da mulher, por isso, é preciso entender os problemas mais frequentes de cada faixa etária. “A mulher jovem tem a vida sexual ativa e de uma maneira geral não apresenta tantos problemas de saúde, mas ainda assim é necessário focar na alimentação e atividades físicas, por exemplo. A mulher adulta já precisa fazer alguns exames de prevenção, como exame de mama e de colo, além disso, precisa fazer acompanhamentos anuais. Já a mulher de meia idade, acima de 50 anos, já pode apresentar sintomas de menopausa ou até problemas relacionados à queda do hormônio, e a atividade física pode ser um dos segredos para uma velhice saudável e natural”, esclareceu.

 

Além da promoção de palestras, o setor médico também irá disponibilizar às funcionárias da ALEMA exame preventivo do colo de útero e exame clínico de mama. “Existem três tipos de câncer que mais atingem as mulheres que são o do colo do útero, o de mama e o de pele. Nós estaremos realizando aqui na Assembleia esses dois primeiros. Entendemos que a prevenção é o melhor remédio e que quanto antes a mulher for diagnosticada, a chance de cura é com certeza maior”, garantiu José Ribamar.

 

Para as servidoras da Casa que tiverem interesse em realizar os exames, é necessário que dirijam-se ao setor médico para fazer suas inscrições. A bateria de exames terá início já na próxima semana, nas quartas-feiras pela manhã e nas quintas no turno vespertino.


Banner