Assembleia comemora centenário de Ignácio Rangel em sessão solene

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
27/03/2014 14h45

Assembleia comemora centenário de Ignácio Rangel em sessão solene
Foto original

 

A Assembleia, por meio de sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira (27), comemorou o centenário de nascimento do economista maranhense Ignácio Rangel. O deputado Eduardo Braide (PMN), autor da proposição, presidiu a sessão e convidou a filha do homenageado, Ludmila Rangel, e o presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON), Felipe Macedo de Holanda, para fazerem parte da Mesa Diretora dos trabalhos.

 

Em sua fala, o presidente do CORECON destacou a contribuição de Ignácio Rangel, que nasceu no município de Mirador, para o sistema de planejamento do Maranhão, nas décadas de 60 e 70, e na assessoria de planejamento dos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek. “Rangel, que também foi membro da Academia Maranhense de Letras (AML), teve um papel importantíssimo na articulação que resultou na criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, revelou.

 

Felipe registrou a importância do legado de Ignácio Rangel para as gerações presentes e futuras, como um economista engajado na elaboração de um modelo de desenvolvimento econômico e social com fundamento na igualdade social. “Ignácio Rangel, ao longo de sua existência, esteve a serviço do desenvolvimento econômico social brasileiro e teve destacada atuação no pensar o Brasil do futuro”, ressaltou.

 

Ludmila Rangel disse que seu pai foi um homem que se preocupou com a justiça social, com a distribuição equânime da riqueza, e pediu que as universidades multipliquem o legado de conhecimento produzidos por ele. “Espero que os jovens se apliquem a estudar os conhecimentos produzidos por meu pai no sentido de dividir a riqueza produzida para todos, e que seu trabalho possa ser difundido”, declarou.

 

Na oportunidade, o deputado Eduardo Braide afirmou que a Assembleia prestava uma justa homenagem a um grande maranhense que muito contribuiu para se pensar um Brasil e um Maranhão melhores, acrescentando que nós, maranhenses, temos a memória curta quando é para reconhecer e enaltecer o feito dos filhos de nossa terra. “Temos que aprender o hábito de exaltar àqueles maranhenses que muito contribuíram para o engrandecimento do Maranhão, e Ignácio Rangel foi um deles”, observou.


Banner