Deputados ressaltam investimentos na saúde do Maranhão

Agência Assembleia
27/03/2014 15h04

Deputados ressaltam investimentos na saúde do Maranhão

Após anunciar a inauguração, amanhã, de mais um hospital, desta vez no município de Afonso Cunha, o deputado Magno Bacelar disse hoje (27), em discurso na Assembleia Legislativa, que o governo do Maranhão investiu mais de 1 bilhão de reais na saúde, tendo como contrapartida do governo federal apenas R$ 18 milhões. Garantiu que neste mandato, a governadora Roseana Sarney investiu maciçamente na construção e ampliação de hospitais, triplicou o número de leitos de UTI e duplicou o numero de leitos para clínica médica, cirurgia e ortopedia.

Magno lembrou que além do hospital que se inaugura, da obra física, equipado, tem o custo de manutenção, em torno de R$ 100 mil que vão ajudar muito o gestor municipal. Em aparte, o deputado Alexandre Almeida frisou que este é um grande feito da governadora e do secretário Ricardo Murad, e disse que seria impensável para o município construir um hospital do tamanho e com a resolutividade que o Estado construiu em Afonso Cunha. Para Alexandre Almeida, ganha o município de Afonso Cunha e ganha a região do Baixo Parnaíba, que tanto sonhou com esses investimentos.

O deputado afirmou que a propaganda do Governo Federal refere-se apenas a cinco UPAS e que 10 foram construídas com recursos do Estado e uma pequena parcela de 30% de contribuição da União. Citou a prestação de contas feita pelo que chamou de “brilhante, competente secretário Ricardo Murad”, referente a recursos da ordem de 1 bilhão e 70 milhões de reais investidos na saúde pela governadora Roseana Sarney.

Conforme o parlamentar, a oposição quer desconstruir o trabalho que vem sendo realizado no Maranhão, o que considera uma injustiça para com os maranhenses. Bacelar acusou governos de oposição de pavimentar apenas 300 quilômetros de estradas quando o atual já pavimentou 2,5 mil quilômetros. Quanto à saúde, disse que o que a oposição fez foi só a adaptação de um hospital regional em Presidente Dutra e mais nada.

Num segundo aparte, o deputado Alexandre Almeida afirmou que “tem deputado na Assembleia que ainda não entendeu os avanços alcançados na saúde pública e tenta, de qualquer forma, tirar o brilho do trabalho da governadora e do secretário Ricardo Murad e transferir para outros parceiros”. E repetiu que as Upas que funcionam bem no Maranhão absorvem 70% de recursos estaduais e apenas 30% de recursos federais.

O deputado Magno Bacelar finalizou dizendo que os investimentos na saúde acabaram com o êxodo de pacientes do Maranhão para o Piauí. “É diferente do passado, porque o passado era uma fantasia, era um castelo de areia e hoje nos temos um governo que trabalha”, contestou.