Deputado Stênio Rezende cobra conclusão do hospital de Balsas

Herbertt Morais / Agência Assembleia
01/04/2014 11h05

Deputado Stênio Rezende cobra conclusão do hospital de Balsas

O deputado Stênio Rezende (PRTB) foi à tribuna, na tarde desta segunda-feira (31), primeiramente para parabenizar o empenho do deputado Roberto Costa (PMDB) na busca de solução ao impasse criado por uma decisão do juiz federal José Carlos Madeira, a qual cria uma reserva indígena na região de Vitorino Freire, Bacabal, Bom Lugar e Olho d´Água das Cunhãs.

“Eu nasci na cidade de Vitorino e há mais de 50 anos não vejo um índio em Vitorino. Mas o juiz Madeira diz que lá tem uma reserva indígena, nós vamos localizar essa área, se possível nós vamos buscar os índios de Barra do Corda e vamos botar lá, se é isso que ele quer”, ironizou Stênio.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para, ainda, destacar o trabalho do deputado estadual licenciado, Ricardo Murad (PMDB), à frente da Secretaria de Saúde do Estado, na condução do Programa “Viva Saúde”, que vem ampliando a rede estadual de saúde, levando benefício para todas as regiões do estado. Stênio, entretanto, solicitou do secretário Ricardo Murad que olhasse para o município de Balsas, com o mesmo carinho que tem olhado para outros municípios, entre eles Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Peritoró, Coroatá e Timbiras, localidades em que o Programa “Viva Saúde” caminha de “vento em popa”.

“Mas estou triste, estou preocupado com a saúde da cidade de Balsas. Nós começamos ali um hospital, no final de 2011, um hospital de 50 leitos, eu pedia de 100 leitos para a cidade de Balsas, ele me deu de 50, mas estou feliz que ainda botou os 50. Botou lá uma construtora, está lá trabalhando, mas o hospital está mais devagar do que passo de preguiça, não é nem de tartaruga. Está parado, deputado César Pires. A governadora esteve em Balsas, há pouco tempo, visitou a obra, nesse dia, estava com tudo o hospital. Nós fomos lá e a governadora disse para o povo de Balsas que, no mês de março de 2014, nós iriamos inaugurar o hospital”, lembrou Stênio.

Stênio lamentou, ainda, o fato de o prefeito do município de Balsas, Rochinha, ter dito na televisão que “o hospital não inaugura em 2014 porque o secretário Ricardo Murad não está pagando a empresa”.

Ao tomar conhecimento dessa informação do prefeito Rochinha, o deputado Stênio Rezende informou que entrou em contato com o secretário Ricardo Murad, que logo tratou de desqualificar a informação do prefeito: “vê o que está acontecendo porque lá está tudo pago, lá não tem nada atrasado”.

Encerrando sua fala, o deputado Stênio Rezende declarou que “realmente não estava atrasado, estava tudo pago”. “Eu voltei de novo lá no hospital porque sou teimoso, eu quero o Hospital de Balsas funcionando igual aos outros. Eu sou defensor do Programa Viva Saúde que a governadora implantou no Maranhão, é o maior programa de saúde do Brasil, o maior recurso investido na saúde do estado do Maranhão até hoje, mas eu digo porque o hospital em Balsas é uma bandeira minha, é uma bandeira da governadora, é uma bandeira da Secretaria de Saúde. Portanto, é preciso que o secretário Ricardo Murad dê uma sacudida no seu pessoal e mande ver o que está acontecendo de verdade, porque o hospital tem que ser concluído e logo”, cobrou.