Stênio Rezende lamenta desvio de dinheiro público em Alto Alegre do Pindaré

Agência Assembleia
03/04/2014 15h45

Stênio Rezende lamenta desvio de dinheiro público em Alto Alegre do Pindaré

O deputado Stênio Rezende (PRTB) declarou, na manhã desta quinta-feira (3), que ficou estarrecido com a notícia de que o vice-prefeito do município de Alto Alegre do Pindaré, Francisco Gomes da Silva, mais conhecido como “Edésio”, teria efetuado a transferência de quase R$ 2 milhões para a conta de uma empresa privada, no período em que ficou no cargo interinamente, dado o afastamento do prefeito Atemir Botelho.

“Agora se sabe, através de uma auditoria contratada especializada, que na ausência do prefeito eleito Atemir, o prefeito em exercício transferiu somente para uma conta, uma conta de uma firma chamada Formiga, R$ 1,9 milhão. Um milhão e novecentos mil sem nenhuma licitação, só para uma firma. Um milhão e novecentos mil transferidos no dia, em um único dia, sem nenhuma licitação. Dinheiro aqui, segundo a matéria, que eu não vi documento, mas está aqui no blog do Marco D’Eça e é um jornalista sério, dinheiro desviado do Fundeb, da saúde e do PET”, afirmou Stênio Rezende, na tribuna.

Ele acrescentou que considera lamentável que o município de Alto Alegre do Pindaré tenha chegado a esta lamentável situação. “É horrível pensar que só em um dia desviaram da merenda escolar, porque o dinheiro do Fundeb ou é para pagar os funcionários, ou é para merenda escolar, ou é para comprar carteiras, ou para qualificar os professores, enfim, o dinheiro é carimbado 60% para o pessoal e 40% para outras atividades, e desviar um 1 milhão e 900 mil só num dia, mais de 1 milhão e duzentos só do Fundeb, realmente chama atenção e causa espanto”, assinalou.

O deputado afirmou que foi informado sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores do município, para apurar o caso, inclusive com a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico de empresas envolvidas.

“Os vereadores querem rastrear o dinheiro desviado. Porque com situações como essas quem perde é o povo da cidade, são os alunos, são os professores, os pais de família, as mães de família que esperam dos gestores públicos compromisso na aplicação desses recursos. Mas aplicação com eficiência, não com desvio. Eu sei também que isso aqui vai acabar sendo investigado pela Polícia Federal, já que o recurso é federal, pelo Ministério Público, porque também tem recurso estadual. E não tenho dúvida nenhuma de que o culpado ou os culpados do desvio desses recursos vão ter que responder na Justiça”, discursou Stênio Rezende.

Ele manifestou a esperança de que sejam criadas as condições necessárias para que o prefeito Atemir Botelho, eleito legitimamente pelo povo, tenha os meios de pagar o funcionalismo em dia, de dar continuidade ao plano de obras de sua gestão e de resgatar a confiança do povo de Alto Alegre do Pindaré.