Roberto Costa participa de simpósio sobre redução da maioridade penal

Assecom / Roberto Costa
04/04/2014 23h28

O deputado estadual Roberto Costa e o senador João Alberto participaram na manhã desta sexta-feira (4) do 1º Simpósio Redução da Maioridade Penal, realizado pela Fundação Ulysses Guimarães, na Assembleia Legislativa, que reuniu juristas, gestores públicos e militantes sociais em um debate polêmico sobre os pontos positivos e negativos relacionados ao tema.

Durante a solenidade de abertura do evento, Roberto Costa destacou as ações desenvolvidas pela Fundação, cujas ações têm levado cursos de formação, direcionada para a juventude, em várias cidades do Estado. E, também parabenizou a iniciativa de levantar para debate um tema tão importante e, ao mesmo tempo, tão polêmico.

“Essa é uma discussão que existe a nível nacional, e que é tão necessária aqui também no Maranhão. Sou defensor da permanência da maioridade penal nos 18 anos de idade, mas, com a crescente violência em todo o Brasil, realmente, nos faz repensar toda essa questão. Por isso, esse debate é tão importante”, frisou Costa.

O senador João Alberto reforçou a importância da juventude na discussão. “A juventude é a engrenagem precisamos para que as grandes transformações possam acontecer em nossa sociedade. Fico feliz em ver esse auditório repleto de jovens motivados a participar de discussões tão relevantes”, afirmou.

Participaram do evento, os presidentes da juventude estadual e municipal do PMDB, Assis Filho e Wellington Gouveia, respectivamente; deputado federal Sétimo Aquino; deputado estadual André Fufca; e como palestrantes: o advogado e professor Edson Vidigal; a coordenadora de Ações integradas dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Gerusa Silva; presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Ribeiro da Conceição; e, a conselheira tutelar, Maria de Lourdes.

JUVENTUDE PRESENTE

O auditório Fernando Perdigão, na Assembleia Legislativa, ficou pequeno diante da quantidade de participantes inscritos, entre eles, estudantes universitários, que participaram avidamente da discussão. Para Amanda Oliveira, acadêmica do curso de direito do Ceuma, a redução da maioridade penal é, de certa forma, um tema bastante polêmico, e que acabará isentando as responsabilidades dos gestores públicos.

“Sem políticas públicas, o jovem está submetido a questões econômicas, de distribuição de renda, de desemprego e faltas de oportunidades. Não podemos deixar de pensar nessas relações econômicas e sociais onde o jovem se constitui”, afirma.