Assembleia Legislativa estreia dia 24 a primeira edição do Projeto

icone-whatsapp
22/04/2014 19h14

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio de sua Diretoria de Comunicação, lançará na próxima quinta (24) às 16h, a 1ª edição do projeto Quinta Cultural, que acontecerá no auditório Neiva Moreira (Complexo de Comunicação).

 

O projeto tem como objetivo promover a aproximação dos servidores e do público em geral com a cultura maranhense, através do teatro, da música, das artes plásticas, do cinema, da dança e da fotografia. “Pelo menos uma vez por mês teremos uma tarde de atrações culturais só com artistas do nosso Estado. A ideia é divulgar os seus trabalhos e tentar trazê-los para mais perto do povo”, disse Jacqueline Heluy, diretora adjunta de Comunicação.

 

Para a sua estreia, a Quinta Cultural terá como primeira convidada a poetisa Laura Amélia Damous, nascida em Turiaçu, interior do Maranhão e autora dos livros ‘Brevíssima Canção do Amor Constante’ (1985), ‘Arco de Tempo’ (1987), ‘Traje de Luzes’ (1993), ‘Cimitarra’ (2001), ‘Arabesco’ (2010) e o mais recente, o ‘Inventário dos Sentidos’, que é uma junção dos outros 5 livros da poetisa.

 

“O Inventário dos Sentidos é um livro de poesia que reúne poesias dos meus outros livros. Ele tem 131 poemas distribuídos em 178 páginas que revela romantismo baseado na percepção do mundo, das coisas e das pessoas. Esse livro tem um significado mais especial pra mim, porque a capa e a contracapa dele são de desenhos feitos pela minha mãe Dolores. Não só minha mãe, mas meu pai também são os grandes responsáveis pelo meu talento”, contou Laura Amélia.

 

Além da poetisa, o evento contará com a participação especial de ‘pratas da Casa’, a jornalista Zaíra Almeida, na voz, e o diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro, no teclado.

 

“Nós temos alguns talentos escondidos aqui na nossa Casa. Esse é o momento de descobrí-los”, disse a coordenadora da Agência Assembleia, Ellen Serra.

 

O evento contará ainda com transmissão online via Twitcam, diretamente do auditório Neiva Moreira. Internautas poderão acompanhar e interagir por meio do endereço http://twitcam.livestream.com/fz48p.

 

A proposta é que a Quinta Cultural seja realizada uma vez por mês, sempre na última quinta-feira. A entrada é franca e o evento é aberto ao público em geral.

 

 

A POETISA

 

Laura Amélia Damous começou a publicar ainda na década de 1980 e já soma seis livros publicados no seu vasto currículo.  A capa de ‘Inventário dos Sentidos’ é especial para Laura porque sua mãe Dolores, que era artista plástica, deixou vários desenhos e uma série chamada ‘Meninas’, entre elas ‘A Menina de Turiaçu’ que se referia a Laura Amélia.

 

O seu primeiro livro surgiu em 1985, com ‘Brevíssima Canção do Amor Constante’.  Os primeiros trabalhos publicados foram na Antologia ‘Esperando a Missa do Galo’ de Nascimento Moraes.  Ela teve o apoio de Nauro Machado, Pedro Lira e Josué Montello. Depois ‘O Arco de Tempo’, com ilustração de Jesus Santos, ‘Traje de Luzes’, com ilustração de Péricles Rocha,  ‘Cimitarra’ e ‘Arabesco’.

 

Foi eleita em 2003 para a Academia Maranhense de Letras. Além disso, foi diretora do Teatro Arthur Azevedo, secretária de Estado da Cultura e superintendente de interiorização da Cultura.


Banner