Audiência recolhe depoimentos sobre vivência de experiências da Pedagogia da Alternância

Waldemar Terr / Agência Assembleia
23/04/2014 16h46

Na audiência pública, “A Sustentabilidade dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs)”, realizada nesta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa, deputados, prefeitos, vereadores, lavradores e jovens estudantes do campo ouviram depoimentos que externaram a “Vivência de Experiências da Pedagogia da Alternância”. Os participantes mostraram a necessidade de fortalecimento do modelo de ensino com orçamento próprio e das casas familiares no Maranhão.

A audiência foi proposta pelo deputado Zé Carlos (PT) e realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. No segundo painel, participaram, prestando depoimento, a coordenadora pedagógica da ARCAFAR, Sandra Aparecida; José Manuel, presidente da UEFAMA; Vanderval Spadetti, monitor do CEFFA – CFR; Marcone Vieira, aluno do CFR de Chapadinha; e José Alison Pinto da Costa, ex-aluno do EFA de Vitorino Freire. A mesa foi coordenador por João Emílio, das EFA’s do Piauí. Após os relatos, houve debate em torno do assunto.

O enfoque principal foi a necessidade de fortalecer a participação da Pedagogia da Alternância no Maranhão, com a abertura de mais escolas, uma vez que pelo menos 50 por cento da população do Maranhão ainda vivem no campo. Os participantes defenderam que o Governo do Estado torne a Pedagogia da Alternância modelo de ensino para o Maranhão fixe orçamento próprio.

O deputado Zé Carlos disse que pretende apresentar projeto de lei neste sentindo, garantindo recursos para esse tipo de escola. Alegou também que desta vez a lei vai ser sancionada pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Todos foram unânimes em enfatizar a necessidade de fortalecer esse tipo de modelo educacional no campo.

A audiência pública foi pedida pelo deputado Zé Carlos atendendo solicitação feita por lideranças da educação do campo no Maranhão ligadas ao movimento dos CEFFA’s (Centros Familiares de Formação por Alternância), liderados pela União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (UAEFAMA) e a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Maranhão (ARCAFAR-MA). Caravanas de estudantes, pais, funcionários de escolas e diretores de associações acompanharam os debates.