Deputado César Pires destaca aprovação de MP sobre compulsória a coronéis

icone-whatsapp
Waldemar Ter / Agência Assembleia
24/04/2014 16h17

Deputado César Pires destaca aprovação de MP sobre compulsória a coronéis
Foto original

 

O deputado César Pires (DEM) destacou, na sessão desta quinta-feira (24), a aprovação da Medida Provisória (MP) que estabelece a aposentadoria compulsória de oficiais. O parlamentar parabenizou a governadora Roseana Sarney (PMDB) pela apresentação da Medida Provisória nº 17 e recordou que, em novembro do ano passado, a pedido de muitos majores e capitães, ele esteve na tribuna pedindo ao governo que colocasse na compulsória os oficiais que já estivessem na função há cinco anos.

 

De acordo com César Pires, o Artigo 120 que dava compulsória aos coronéis que tiverem mais de cinco anos no cargo. “Aparentemente isso parece uma brutalidade, mas a brutalidade maior e a agressão maior é o coronel ficar mais tempo, pois não se esqueçam de que por trás há muitas famílias, muitos profissionais também que desejam chegar a coronel, e não conseguem”, afirmou. “Às vezes começam a se perpetuar no cargo, embora com bons exemplos, com talentos, mas é preciso uma oxigenação, uma renovação”, disse.

 

Pires, que é líder do Governo, contou que a governadora, atendendo aos apelos, encaminhou para a Assembleia a MP definindo a compulsória, a exemplo do que já existe em outros Estados, para melhorar a qualidade e o desempenho das polícias militares. Afirmou que a governadora também ligou pedindo que a base de governo apoie na integra a MP, “por compreender de que ela é fruto de entendimentos com o quartel, com os militares e um desejo evidentemente de todos aqueles que compõem a briosa Polícia Militar do Maranhão”.

 

CODÓ

 

César Pires contou ainda que pediu à governadora que transforme o município de Codó em um batalhão de Polícia Militar, haja vista o contingente populacional de mais de 100 mil habitantes da cidade. O parlamentar disse que a governadora já autorizou, fruto de uma audiência com o então secretário de Segurança, Aluízio Mendes, quando esteve em Codó, a aquisição do prédio. “Tudo aquilo que foi acordado naquela audiência pública de nós como deputado que levamos bem como a classe política e a sociedade organizada de Codó, fui cumprido pela governadora. Eu tenho certeza que o novo secretário Ricardo Murad atenderá também esse pleito considerando que falta apenas a questão da nomenclatura dos cargos que poderá ser feita por decreto ou por lei encaminhada a esta Casa”, explicou.

 

“Todo oficialato daquela Região dos Cocais fica solidário a essa nossa ideia de criar um batalhão e remeter a Coroatá a Companhia Independente hoje existente em Codó. Na verdade, não se pode aceitar é que Codó, que já merecia muito, não tenha um batalhão. Mas o passo mais difícil foi dado que era a construção do espaço, e a governadora está fazendo já bem avançado no meu município”, assegurou.

 


Banner