Assembleia Legislativa lança primeira edição do projeto Quinta Cultural

Annyere Pereira / Agência Assembelia
24/04/2014 19h10

Com música e poesia. Assim foi o lançamento do projeto Quinta Cultural, realizado na tarde desta quinta-feira (24) pela Assembleia Legislativa, por meio de sua Diretoria de Comunicação. A 1ª edição contou com a presença da poeta e escritora, Laura Amélia Damous, além da participação especial de ‘pratas de Casa’ Marina Souza, jornalista e cantora; e do diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro, violonista. Prestigiaram o evento, o público da AL, a presidente do Gedema, Valderez Melo, a ex-deputada Helena Barros Heluy.

Laura Amélia Damous, nascida em Turiaçu, interior do Maranhão, em um bate-papo bastante descontraído com a jornalista Elda Borges, falou sobre diversos temas, entre eles vale destacar: a sua trajetória de vida, o seu amor meu pelo que faz, sobre as suas publicações, com destaque ao mais recente livro, o ‘Inventário dos Sentidos’, que é uma junção de outros cinco livros da poetisa. Além disso, a escritora também comentou sobre a sua passagem pela Academia Maranhense de Letras, no Teatro Arthur Azevedo, na secretaria de Estado da Cultura, na Superintendente de Interiorização da Cultura.

A escritora elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa. “É um espaço para os artistas maranhenses expressarem a sua arte em todas as suas áreas e suas fontes de atuação. Estou muito emocionada por ter meu nome escolhido para começar o projeto. Só tenho a louvar e agradecer”, contou Laura, que espera que continue assim, pois para ela esse é um exemplo a ser seguido. “Os artistas precisam de cada vez mais espaços para se apresentarem”, finalizou.

A presidente do Gedema, Valderez Melo, também parabenizou o sistema de Comunicação da AL pela iniciativa. “Aqui a gente se alimenta com a cultura, a música, a poesia, a literatura, o teatro, e com isso vamos descobrir valores da nossa Casa”.

Ela aproveitou e fez um convite para que mais servidos e o público em geral compareçam nas próximas edições. “É preciso que se façam presentes, pois irão ver como é bom participar de um momento como esse. Parabéns a todos”, finalizou.

Já a ex-deputada Helena Barros Heluy disse que o momento foi extremamente agradável. Primeiro pela iniciativa, pelo objetivo dessa iniciativa que é fazer cada vez mais que a Assembleia Legislativa se aproxime do conjunto da sociedade.

“É a primeira de muitas outras realizações. É preciso que a cidade saiba que está havendo essa iniciativa e que esteja presente através de vários segmentos”, ressaltou.

PRATAS DA CASA

Como participação especial teve a apresentação da jornalista Marina Souza, na voz, e do diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro, no violão, onde juntos interpretaram uma música de Adriana Adriana Calcanhotto escolhida pela própria escritora Laura Amélia Damous. “É uma ótima iniciativa em que estão dando oportunidade para que seja sempre descoberto novos talentos, e também para ter uma interação com a sociedade. Está valendo sempre a cultura  e a arte”, disse Marina.

QUINTA CULTURAL

De acordo com a diretora adjunta de Comunicação da AL, Jacqueline Heluy, a ideia, implementada pela diretoria de Comunicação da AL, é promover a aproximação dos servidores e do público em geral com a cultura maranhense, através do teatro, da música, das artes plásticas, do cinema, da dança e da fotografia. Além disso, o propósito é abranger a cultura maranhense trazendo sempre um convidado e dando espaço também para a ‘prata da Casa’.

Jacqueline Heluy também contou que a Quinta Cultural deve ser realizada uma vez por mês, sempre na última quinta-feira. O evento contará ainda com transmissão online via Twitcam, diretamente do auditório Neiva Moreira, onde internautas poderão acompanhar e interagir em tempo real.

“Já temos uma agenda fechada até junho, e a próxima Quinta Cultural será voltada para cinema. Traremos um cineasta maranhense, que tem um filme premiado internacionalmente”, adiantou.