Implantação da UNITI em Imperatriz atende a projeto de Léo Cunha

icone-whatsapp
Assecom / Léo Cunha
28/04/2014 15h43

 

A implantação da Universidade da Terceira Idade (UNITI), em Imperatriz, marca o atendimento de uma solicitação feita pelo deputado Léo Cunha (PSC) ao Governo do Estado, através de um Projeto de Indicação aprovado em 14 de dezembro de 2011. Para o parlamentar, a conquista tem um grande alcance, pois possui o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos idosos. 

 

“O principal ganho desse programa é envolver os idosos em várias atividades socioeducativas, o que servirá para melhorar a qualidade de vida deles, por isso me sinto muito satisfeito em ter participado dessa conquista através da elaboração desse projeto,” disse.

 

Léo Cunha salienta ainda que, a exemplo do que ocorre em todo o país, os idosos de Imperatriz e região, também tiveram um aumento na sua expectativa de vida, e que diante dessa realidade precisam da execução de politicas públicas em que possam estar inseridos.

 

E é justamente esse o objetivo que a UNITI busca, promovendo mudanças qualitativas no padrão de vida do idoso, sua autodescoberta e autovalorização por meio do diálogo, visando fortalecer as suas habilidades intrapessoais e interpessoais.

 

E, para alcançar essa finalidade, utiliza uma metodologia que desenvolve as ações educativas, as quais proporcionam condições de um trabalho socializante, preocupando-se com o estado psicológico e o comportamento emocional do idoso.

 

Daí a importância da iniciativa tomada pelo deputado, pois faz com que todos os benefícios trazidos pelo programa alcancem agora também os idosos de Imperatriz. Para que o curso fosse implantado no município, foi firmada uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Prefeitura, abrindo vagas para 120 matriculas nessa primeira turma. As aulas terão a duração de um ano e incluem conhecimentos de nutrição, informática, artes plásticas, atividades físicas, culturais e de inclusão digital e social.

Todas as atividades estão sendo ministradas, desde o inicio desse mês, de terça a sexta-feira na Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Praça União.

 

Para a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Mirian Reis, a implantação do programa representa um marco significativo nas políticas públicas para a terceira idade. “Sem dúvida a troca de experiência, aquisição de novos conhecimentos e também a participação ativa em atividades físicas e culturais farão diferença na vida de nossos idosos”.


Banner