Creche Escola Sementinha promove aplicação de flúor em alunos

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
29/04/2014 12h22

Creche Escola Sementinha promove aplicação de flúor em alunos
Foto original

 

O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), por meio da Creche – Escola Sementinha, promoveu na manhã desta terça-feira (29), aplicação de flúor nos alunos do infantil I e II.

 

"Todos os anos nossos aluninhos passam por este procedimento. E nosso objetivo é, assim como ensiná-los o modo correto de escovar, incentivá-los a começarem a ir com uma frequência maior ao dentista", informou a diretora da escola, Julieta Guterres.

 

Antes de realizar a aplicação, as crianças, atentas aos ensinamentos da dentista Larissa Burnett, aprenderam a importância de uma higienização bucal correta para evitar a cárie dentária.

 

“Hoje em dia está mais fácil você prevenir do que você tratar, já que a odontologia está voltada mais para o preventivo do que para o curativo, restaurador. Então eu digo que é possível a criança chegar à fase adulta sem a doença cárie”, explicou a dentista.

 

Ela falou ainda da importância das crianças irem a cada seis meses ao dentista. “Quanto mais cedo, melhor. Os pais devem levar os filhos de seis em seis meses ao consultório odontológico para ver se está tudo direitinho, porque a cárie inicia com uma mancha branca, mas só percebem quando a doença vira uma cavidade. E, com esse acompanhamento a gente consegue tratar e fazer com que não precise fazer restaurações”, alertou. 

 

De uma maneira divertida, com um arcador e uma escova gigantes, a dentista Larissa demonstrou aos pequeninos o passo-a-passo de uma escovação correta. “Na parte da mordida devemos passar a escova dez vezes num vai-e-vem, tanto nos dentes de baixo quanto nos de cima. Na linha do sorriso, o movimento deve ser circular na frente e nos lados, também contando até dez. Lembrando que devemos sempre escovar a língua, porque ela acumula sujeira e é responsável por 90 % do mau-hálito”, enfatizou.

 

Em seguida, os alunos refizeram todo o processo na própria boca. “Eu escovava errado. Mas agora já aprendi e meus dentes agora ficarão sempre bem limpinhos”, contou uma das crianças.

 

O trabalho de aplicação bucal na escola terá continuidade na quarta-feira (30), dessa vez com os alunos do fundamental.


Banner