Zé Carlos e Bira do Pindaré destacam a importância do Dia do Trabalhador

icone-whatsapp
Agência Assembleia
30/04/2014 12h38

Zé Carlos e Bira do Pindaré destacam a importância do Dia do Trabalhador
Foto original

 

Os deputados Zé Carlos (PT) e Bira do Pindaré (PSB) ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (3O), para registrar a importância do Dia do Trabalhador, que será comemorado amanhã, dia 1º de maio, em todos os cantos do mundo.   

 

Em seu pronunciamento, o deputado Zé Carlos fez uma saudação a todos os trabalhadores maranhenses, em nome dos  policiais militares que se encontravam  na galeria da Assembleia Legislativa, em busca  de apoio da Casa para fazer cumprir o acordo assinado entre a categoria e Governo do Maranhão.

 

O deputado Bira do Pindaré também parabenizou todos os trabalhadores do Estado do Maranhão pela data dedicada à categoria, e convidou todos a participar da tradicional Romaria do Trabalhador, que acontece todos os anos no dia 1º de maio nos bairros do Eixo Itaqui/Bacanga e na zona rural da cidade de São Luís.

 

O petista prometeu que como acontece todos os anos, certamente estará presente nas significantes romarias, caminhando como romeiro ao lado da classe trabalhadora, em homenagem a esse dia que lembra a luta de todos os trabalhadores do mundo inteiro, e é um momento de muita reflexão.

 

O DIA DO TRABALHADOR           

 

O Dia do Trabalhador foi estabelecido em 1889, pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos da Europa. Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários dos Estados Unidos.

 

É que, três anos antes, os americanos organizaram uma gigantesca campanha por melhores condições de trabalho, fazendo mais de 1, 5 mil greves em todo o país. Uma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias, pois na época alguns operários trabalhavam até 14 horas por dia.

 

A cidade de Chicago, uma das mais importantes dos Estados Unidos, se tornou um dos principais centros de protestos e uma das manifestações na cidade terminou em tragédia. Na oportunidade, a polícia reprimiu um movimento paredista de trabalhadores de forma violenta, ocasionando a morte de quatro operários.


Banner