Sessão solene celebra 50 anos de fundação da TV Difusora

Agência Assembleia
08/05/2014 12h54

Sessão solene celebra 50 anos de fundação da TV Difusora

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (8), uma concorrida sessão solene para celebrar os 50 anos de fundação da TV Difusora. A solenidade, presidida pelo deputado Alexandre Almeida (PTN), foi iniciada com discurso proferido pelo deputado Dr. Pádua (PRB), autor da proposição.

Em seu discurso, Dr. Pádua destacou a importância do Sistema Difusora de Comunicação, fazendo um relato da trajetória da emissora de televisão, desde seus primeiros passos, no ano de 1963, até os dias atuais.

“A Difusora faz parte de uma longa trajetória, uma longa história deste extraordinário veículo que é a televisão. A Difusora é a quarta televisão mais antiga do Brasil e a primeira do Maranhão. Nos últimos 50 anos, a Difusora registrou todos os dias, há cinco décadas e sem interrupção, a vida e os desejos do povo maranhense. Soube como ninguém mostrar detalhes de fatos e, melhor que isso, incorporar a cultura de um povo através de seu folclore, da música e de seus costumes”, discursou Dr. Pádua, na tribuna.

A sessão solene contou com a presença da presidente do Sistema Difusora de Comunicação, Paula Lobão; do secretário de Estado de Turismo, Jura Filho; do pró-reitor da Univima, José de Ribamar Araújo e Silva; da jornalista Karina Lindoso, representando o secretário de Estado da Educação, João Bernardo Bringel; e do secretário municipal de Comunicação, Robson Paz, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

O deputado Dr. Pádua acrescentou, em seu discurso, que a TV Difusora, em meio século de existência, continua sendo uma referência importante para o povo maranhense, inclusive para os profissionais que hoje entram no mercado de trabalho.

“A Difusora foi e continua sendo um grande veículo de integração do Maranhão. Uma década após lançar o primeiro sinal no ar, a emissora começou um grande projeto de expansão. E tem atualmente uma ampla programação local e regional, marca, inclusive, que tem destacado a emissora ao longo de sua história”, ressaltou o deputado Dr. Pádua.

AGRADECIMENTOS

A presidente do Sistema de Comunicação Difusora, Paula Lobão, ocupou a tribuna para agradecer a homenagem, manifestando gratidão ao deputado Dr. Pádua pela iniciativa de propor o requerimento que convocou a sessão solene comemorativa dos 50 anos da TV Difusora.

Paula Lobão manifestou agradecimento também a todos os deputados, e aos diretores e demais funcionários da emissora.  Em seu pronunciamento, ressaltou a importância do Sistema Difusora para o jornalismo e a comunicação em geral no Maranhão, fazendo referência a este provérbio árabe: "Se queres colher em três anos, planta trigo. Se queres colher em dez anos, plante uma árvore. Mas se queres colher para sempre, desenvolva uma pessoa”.

Falando ainda em nome da família Lobão, a presidente do Sistema Difusora enfatizou o trabalho realizado pela empresa nos mais diversos ramos da comunicação eletrônica.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente da sessão solene, deputado Alexandre Almeida, declarou que a TV Difusora é a cabeça de rede composta por um complexo de emissoras de televisão, rádio e retransmissoras espalhadas pelo estado do Maranhão que alcança com o seu sinal, através das fronteiras estaduais com o Piauí, Pará e Tocantins.

“Certamente, há muito o que ser dito e registrado sobre a TV Difusora, um marco na comunicação do Brasil”, ressaltou o deputado Alexandre Almeida.