Valéria Macedo defende valorização da profissão do Enfermeiro no Maranhão

Agência Assembleia
13/05/2014 13h29

Valéria Macedo defende valorização da profissão do Enfermeiro no Maranhão

Ao participar da abertura da solenidade comemorativa da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, realizada na manhã desta terça-feira (13), no Auditório Fernando Falcão, a deputada Valéria Macedo (PDT) fez uma enfática defesa da importância do enfermeiro para o aperfeiçoamento do sistema de saúde no país. Ela frisou que, no Maranhão, o enfermeiro precisa ser valorizado como profissional que desenvolve atividades essenciais no sistema de assistência à saúde, tanto na rede pública quanto privada.

Em seu discurso, a deputada Valéria Macedo frisou que as lutas políticas da enfermagem, em todo o país, avançaram timidamente como, por exemplo, o caso do Projeto de Lei nº 229.95/2000, que há 14 anos tramita no Congresso Nacional, no sentido de estabelecer a carga horária de 30 horas para os professionais de enfermagem, incluindo enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. “Aqui, no Maranhão, aprovamos o Projeto de Lei, de minha autoria, no mesmo sentido, mas, infelizmente, foi vetado pelo Poder Executivo”, assinalou.

A solenidade de abertura da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, no Auditório Fernando Falcão, foi iniciada com uma palestra proferida pela professora Sílvia Cristina Viana Silva Lima, que enfocou o tema ‘Uma abordagem sobre o protagonismo da enfermagem na gestão do cuidado e os desafios para a consolidação do SUS’.

Em sua fala, a professora Sílvia Cristina Lima discorreu sobre as lutas, conquistas e desafios atuais do enfermeiro, na perspectiva de um profissional que deve dar respostas a indivíduos, famílias e comunidades.  “Somos hoje uma profissão que tem uma complexidade enorme, com uma dimensão ampla e variada que precisa ser, cada vez mais, pensada e repensada por seus profissionais”, afirmou a professora Sílvia Cristina, conclamando os participantes do evento a refletir sobre as questões da saúde e da enfermagem, em particular.

Em seguida, fizeram explanações sobre o tema ‘Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar’ as professoras Santana Maria Alves de Sousa, Rosilda Mendes da Silva, Marielza Cruz Sousa, Rosilda Silva Dias, o professor Luís Fernando Bogéa Pereira, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-MA), e a professora Joyce Santos Lages, na condição de representante do Hospital Universitário.

A professora Santana Maria Alves de Sousa informou que a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) é promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem, suas seções, regionais e núcleos, coordenada por uma comissão nacional e por uma comissão no âmbito local.

Em sua fala, a deputada Valéria Macedo frisou que, no Maranhão, as condições dos enfermeiros são ruins, as relações de trabalho são precárias em grande medida e as condições de trabalho são aquém do que merecem para bem desenvolver o nosso trabalho.

“Como resolver isso? Como sair desse processo de certa acomodação em que nos encontramos? Acho que o caminho é transformar cada enfermeiro maranhense num protagonista do processo de trabalho social e político”, discursou a deputada.

Valéria Macedo, que é profissional da enfermagem, convidou seus colegas de profissão a refletirem sobre como encontrar um caminho próprio, capaz de conduzi-los ao protagonismo social e político, no sentido do ato de empoderar, que é transformar a si mesmo e aos outros em protagonistas, e sair de uma condição de sujeição e de acomodação.

A deputada propôs aos profissionais de enfermagem livrar-se do fardo de estar sujeito a uma subjetividade que dita “quem você é e como deve agir”, tomando nas mãos as perguntas: “Quem somos como profissionais? O que queremos fazer? Qual a nossa representação no poder constituído?”. Segundo a deputada, o único trabalhador que tem no seu íntimo profissional o cuidado como eixo, é o da enfermagem.

“Precisamos construir um quadro de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem nos hospitais e demais estabelecimentos de saúde do Estado, servidores públicos de carreira e não de indicações políticas e contratações precárias. Somos a segunda maior categoria profissional do Maranhão, só perdendo para os professores, e somos dos Estados da Federação o que tem o menor número de enfermeiros concursados por habitante. Por isso, o concurso público é uma de nossas bandeiras de luta”, defendeu.