Rigo Teles e Roberto Costa defendem sistema de segurança estadual

Waldemar Ter / Agência Assembleia
14/05/2014 14h41

Rigo Teles e Roberto Costa defendem sistema de segurança estadual

Os deputados Rigo Teles (PV) e Roberto Costa (PMDB) defenderam, na sessão desta quarta-feira (14), o sistema de segurança estadual de críticas de parlamentares da oposição, por conta da exibição do programa ‘Profissão Repórter’, da Rede Globo, mostrando a situação carcerária do Maranhão. De acordo com Teles, por exemplo, “a oposição tem que fazer o papel que é da oposição, mas estão aí, aos olhos do Maranhão, do Brasil e a internet leva para o mundo os avanços do Governo Roseana”.

O deputado do PV defendeu também o novo secretário de Segurança, Marcos Affonso Júnior, que assumiu a pasta na terça-feira (13). Rigo Teles garantiu que o novo secretário conhece muito bem o Sistema de Segurança do Maranhão, porque começou, há 16 anos, como delegado de Furtos e Roubos da capital São Luís, foi presidente da comissão de delegados do crime organizado que esta Casa criou na década de 90 para o ano 2000, quando se instalou a CPI do Crime Organizado na Casa, e titular da delegacia de Entorpecentes na capital, da Delegacia Regional de Açailândia, superintendente da Polícia Civil do interior e superintendente da SPCC - Superintendência de Policia Civil da Capital. O deputado pregou parceria com o comandante da Polícia Militar, Coronel Zanoni Porto, e garantiu que os dois irão trabalhar de mãos dadas pela segurança do Maranhão.

Em seguida, foi a vez de o deputado Roberto Costa defender o sistema de segurança do Estado e criticar a oposição. “Quando as notícias são favoráveis, não vejo entusiasmo por parte dos deputados de oposição em subir a esta tribuna para destacar os avanços que o Maranhão tem conseguido. A questão de hoje é o sistema prisional do Maranhão em função de uma reportagem que apareceu ontem na Globo”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, a oposição, “antes de destacar os pontos negativos, poderia, da tribuna, pedir desculpas, pedir perdão porque foram governos e nada fizeram pelo sistema prisional do Maranhão”.

“Foram governo e nenhuma vaga abriram para o sistema prisional do Maranhão. E mais vergonhoso ainda é a oposição subir para destacar a situação dos presídios no Maranhão, quando fecha os olhos e não destaca também a matéria nacional que mostrou a cidade de São Luís uma verdadeira vergonha, pelas inundações que ocorreram com as chuvas nessa cidade. Quando a responsabilidade é da oposição, eles se calam, a vergonhosa situação dos alunos da Escola Bandeira Tribuzzi, que estavam ameaçados de despejos pelo proprietário por falta de pagamento, as enchentes que ocorreram em toda cidade, inclusive no bairro do Coroado, onde as pessoas estavam andando de canoa. Mas essa oposição, que tem responsabilidade com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, não teve a coragem de subir e assumir as suas responsabilidades com esta cidade”, afirmou.

O parlamentar disse que o atual governo está construindo seis novos presídios, a exemplo do de São Luís, e o de Coroatá, que vai ser entregue no mês de junho, com 700 novas vagas. “Ontem, por desconhecimento da oposição, que nunca fez investimento do Sistema Prisional, foi a formatura de 101 novos agentes penitenciários. Nós temos o que mostrar, porque não estamos fugindo das nossas responsabilidades. Agora a oposição precisa ter a coragem de assumir as suas responsabilidades com a cidade de São Luís, uma cidade cheia de buracos, uma cidade em que a educação não funciona”, cobrou.