Manoel Ribeiro e Roberto Costa esclarecem situação de ônibus escolares

Agência Assembleia
15/05/2014 18h45

Manoel Ribeiro e Roberto Costa esclarecem situação de ônibus escolares

Os deputados Manoel Ribeiro (PTB) e Roberto Costa (PMDB) fizeram pronunciamentos na tribuna da Assembleia, na sessão desta quinta-feira (15), em resposta aos deputados Bira do Pindaré (PT) e Marcelo Tavares (PSB), que destacaram o abandono de ônibus escolares em uma garagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em São Luís. Segundo Manoel Ribeiro, os ônibus de propriedade do Governo do Estado estão no pátio da Secretaria há três meses e não um ano como afirmaram os parlamentares.

Manoel Ribeiro disse ainda que oito ônibus foram comprados no governo Jackson Lago, mas como não possuíam nota fiscal, não podiam ser emplacados, por isso eles ficaram presos por dois anos na Polícia Rodoviária de Peritoró. Ainda de acordo com o parlamentar, quando o deputado Pedro Fernandes assumiu a Secretaria de Educação, conseguiu liberar os ônibus, mas ainda está faltando a emissão da nota fiscal que só poderá ser feita pela fábrica após o pagamento, que é de responsabilidade do Ministério da Educação. “Eu conversei com o secretário Bringel e ele me disse que irá a Brasília para que sejam emplacados e distribuídos devidamente a fim de transportar os estudantes”.

Em relação ao município de Bacuri, Manoel Ribeiro afirmou que a prefeitura recebeu o dinheiro diretamente do MEC para comprar o ônibus escolar. “Se o prefeito não comprou o transporte adequado, o governo não tem nada a ver com isso. Temos que responsabilizar é o prefeito pelo acidente que fez várias vítimas. Ele é que deve ser exemplarmente punido”.

Com discurso na mesma linha, o deputado Roberto Costa disse que a Oposição comete mais um erro ao tentar transferir ao Governo do Estado a responsabilidade pelo acidente que aconteceu no município de Bacuri. “A oposição tem que entender que para fazer a entrega, os ônibus necessitam passar por uma regularização, pois o transporte escolar é diferenciado dos outros, e a vistoria tem que ser de forma responsável”, argumentou.

Segundo ele, na verdade são 76 ônibus esperando a vistoria, faltando chegar ainda mais 60. “Isso mostra a preocupação da governadora Roseana Sarney, em reestruturar o sistema do transporte escolar de forma responsável em todo o Maranhão”.