Gardênia Castelo quer combater o bullying nas escolas do Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/05/2014 10h26

Gardênia Castelo quer combater o bullying nas escolas do Maranhão
Foto original

 

A deputada Gardênia Castelo (PSD) protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa, dispondo sobre a instituição de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar, nas normas pedagógicas das escolas públicas e privadas do Maranhão.

 

No projeto, Gardênia diz que bullying é a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por um indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir, humilhar ou discriminar alguém.

 

Para atingir os objetivos do seu projeto, Gardênia Castelo quer contemplar várias demandas, como preparar mão de obra para exercer esse enfrentamento da prática do bullying, capacitando o corpo docente de cada unidade de ensino básico do Maranhão.

 

A tucana quer também inserir regras contra a prática no regimento das escolas, orientar os agressores e as vítimas do bullying, e envolver os familiares de agressores e das vítimas no processo de identificação, acompanhamento e combate ao bullying escolar.

 

VIOLÊNCIA SORRATEIRA 

 

Para Gardênia Castelo, o bullying é uma das mais detestáveis formas de violência praticada contra o ser humano no mundo moderno, com o agravante que se espalha de forma sorrateira e continua dentro dos mais variados contextos sociais, a exemplo das escolas.

 

A tucana alerta que o bullying no ensino básico alcança crianças e adolescentes e provoca, sobretudo, efeitos devastadores, como o isolamento, queda de rendimento escolar, doenças psicossomáticas e distúrbios na personalidade ainda em formação.


Banner