Deputado Roberto Costa rebate denuncias oposicionistas sobre ônibus escolar

Assecom / Roberto Costa
19/05/2014 20h18

Deputado Roberto Costa rebate denuncias oposicionistas sobre ônibus escolar

O deputado Roberto Costa (PMDB) saiu em defesa do Governo do Estado na sessão desta segunda-feira (19), ao rebater as acusações dos deputados oposicionistas, que insistiram novamente levar à tribuna o assunto  do transporte escolar.

Costa explicou todo o procedimento e os motivos dos ônibus estarem no pátio do Almoxarifado central da Seduc.

“O que ocorreu, na verdade, é que esses ônibus que são adquiridos pelo governo do Estado, são entregues através de lotes. Entregam um lote de 15 ônibus, depois entregam um lote de 20, novamente de 15 e assim começou a ser entregue, no final de março, começo de abril, e de acordo com as elas resoluções do MEC, ao chegar no Estado, é necessário que os ônibus passem, por uma vistoria da própria empresa que forneceu os ônibus, depois disso, é preciso passar por uma nova vistoria do INMETRO, para colocar o seu selo de qualidade em todos os ônibus adquiridos, por ser  transporte escolar, os ônibus são tratados de forma  diferenciada do ônibus que nós usamos para o Transporte Público Municipal; então, em razão disso, houve realmente uma, não digo uma protelação, mas houve uma demora em função do processo legal que é obrigado de todos os Governos.  Hoje todos os ônibus já estão emplacados e serão entregues pela governadora para 40 os municípios com menor IDH”, pontuo o deputado.

Aproveitando a oportunidade, Roberto Costa desafiou os oposicionistas, convidando-os a participarem da solenidade de entrega dos ônibus escolares que acontecerá nesta terça-feira às 17h no Palácio Henrique de La Roque.

“A oposição não está acostumada a ver um Governo que trabalha incansavelmente para adquirir tantos bens em benefício da população. Já que vocês foram fiscalizar os ônibus no pátio, eu quero convidar os nobres deputados a fiscalizar também, a entrega dos ônibus”, desafiou o deputado.

APARTE

O parlamentar rebateu as denúncias do deputado Marcelo Tavares (PSB), que tentou mais uma vez transferir a culpa do acidente de Bacuri ao Governo do Estado. Roberto Costa esclareceu ao deputado Marcelo Tavares que de acordo com a investigação do Ministério Público Estadual, na garagem da Prefeitura de Bacuri, havia dois ônibus novos.

“A responsabilidade do prefeito de Bacuri está sendo exigida pelo Ministério Público exatamente em função dessa situação, de se contratar caminhonetes para prestar serviços de transporte escolar, quando na verdade havia ônibus na garagem da prefeitura. E isso o Governo do Estado não tem nenhuma responsabilidade, até porque, deputado Marcelo, o senhor foi secretário também de governo, o senhor autorizou ou pediu que algum secretário fizesse convênio com município, que estivesse inadimplente? O senhor cometeu esta ilegalidade? Não, não é deputado Marcelo? Se o senhor não cometeu essa ilegalidade o senhor vai querer que outros governantes cometam?, indagou Roberto Costa.

O parlamentar afirmou que não aceitará em hipótese nenhuma que a oposição utilize de subterfúgios para politizar o acidente que ocorreu no município de Bacuri, acusando de todas as formas o Governo do Estado.

“Eu não vi a oposição neste momento de discussão em relação a essa tragédia dizer aqui, quantos  ônibus os governos que  eles  participaram, enviaram    para  esses  municípios,  porque  se  existe  a  falta  desses  ônibus  nesses municípios,  também tem a responsabilidade  dos  governos  de  oposição anteriores. A governadora Roseana  já demonstrou, de uma forma clara, a sua preocupação com essa questão do sistema educacional, na questão do transporte escolar, e tem feito grandes investimentos, Ela tem dado o apoio necessário para que isso seja efetuado. Agora, o mais importante é a solução de todos esses problemas e nesse sentido, o Governo tem feito sua parte”, assegurou o deputado.