Assembleia Legislativa recebe Medalha Zilda Arns, da Defensoria Pública

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
20/05/2014 12h41

Assembleia Legislativa recebe Medalha Zilda Arns, da Defensoria Pública
Foto original

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão foi uma das 10 homenageadas na noite de ontem (19) com a Medalha Zilda Arns. A cerimônia fez parte da comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado no dia 19 de maio. Para a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, Dulce Britto, que foi agraciada com a medalha Zilda Arns, essa é uma homenagem muito especial e de muita responsabilidade. “É uma grande honra receber essa medalha pela mulher que foi Zilda Arns e pelo trabalho magnífico que ela realizou em prol das crianças, não só do Brasil, mas de tantos países em vários continentes”.

 

A diretora disse ainda que se sente honrada pelo trabalho que o Poder Legislativo tem desenvolvido em apoio a todas as ações da Defensoria Pública. “Vamos dar continuidade para que esse trabalho cada vez mais alcance um número maior de pessoas que precisam do trabalho da Defensoria Pública”.

 

A entrega da medalha Zilda Arns é feita a pessoas e instituições que contribuíram para o trabalho da Defensoria Pública. A condecoração foi criada em 8 de março de 2010 para homenagear mulheres que se destacam em trabalhos, ações e projetos sociais relevantes, voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.

 

Zilda Arns era médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e do Adolescente e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Criou a multimistura para combater a desnutrição de crianças e desenvolveu metodologia na educação, como a melhor forma de combater a maior parte das doenças. Conhecida mundialmente, recebeu vários prêmios, entre eles, o Nobel da Paz.

 

Como parte das comemorações, foi lançada a Campanha nacional ‘Defensor Público: transformando a causa de um no benefício de todos’. A campanha é uma das estratégias utilizadas para divulgar o trabalho da instituição nas mais diversas áreas de atuação e orientar o cidadão na busca dos seus direitos.

 

Este ano, a iniciativa terá os seguintes eixos temáticos: saúde, moradia popular, família, idoso, direito homoafetivo, ambiental e criminal, infância e juventude, educação em direitos, tutelas coletivas, violência doméstica, atendimento à população em situação de rua e atuação extrajudicial.

 

Durante a solenidade, também foi lançado o Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo alusivo ao Dia Nacional da Defensoria Pública e a entrega do  I Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.


Banner