Graça Paz defende projeto sobre agendamento de consultas médicas

Jéssica Barros / Agência Assembleia
20/05/2014 14h29

Graça Paz defende projeto sobre agendamento de consultas médicas

A deputada estadual Graça Paz (PSL) usou a tribuna na sessão plenária desta terça feira (20) para pedir a aprovação do seu projeto de lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa, referente ao agendamento telefônico de consultas médicas a grávidas, idosos e portadores de deficiências, previamente cadastrados nas unidades de saúde do Estado do Maranhão.

“O atendimento preferencial deverá ser realizado na própria unidade de saúde onde o paciente fez o cadastro anteriormente, podendo então agendar por telefone as próximas consultas, indicando sua carteira de identidade ou cartão do Sistema Único de Saúde para fins do atendimento sem a espera em fila”, explicou Graça.

A parlamentar enfatizou que o projeto de lei foi criado na Câmara Municipal de São Luís pelo vereador Chico Carvalho com o mesmo objetivo, porém, direcionado para fazer atendimentos apenas na capital.

“O projeto de lei começou na câmara pelo vereador Chico, mas vai servir só para a grande ilha. Mas, por achar que é uma lei que vai beneficiar bastante a população do nosso estado, eu tive a ideia de fazer a lei estadual, aproveitando também a justificativa do nosso vereador”, alegou a deputada.

De acordo com Graça Paz, o projeto justifica-se pelo aumento da demanda e pelas dificuldades para os idosos e para as pessoas portadoras de deficiência. “Assim propomos este projeto, tanto o vereador Chico Carvalho como a deputada Graça Paz, que vai fazer com que os atendimentos sejam iguais aos consultórios médicos e aos planos privados que serão agendados através de telefone”, ressaltou.

A deputada concluiu o seu discurso parabenizando Chico Carvalho pela idealização do projeto. “Nosso vereador muito bem fez com essa lei municipal e que agora está prestes a se tornar também estadual beneficiando pessoas com mobilidade reduzida e gestantes”, finalizou.