Casas de Famílias Agrícolas do Maranhão voltarão a funcionar, anuncia Zé Carlos

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
21/05/2014 11h56

Casas de Famílias Agrícolas do Maranhão voltarão a funcionar, anuncia Zé Carlos
Foto original

 

O deputado estadual Zé Carlos (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta quarta-feira (21), para anunciar a aprovação do Governo do Estado para o investimento de cerca de 4 milhões nas Casas de Famílias Agrícolas do Maranhão.

 

De acordo com o deputado, o investimento tem como objetivo garantir, para este ano, o pagamento dos monitores, alimentação, transporte e administração de cada uma das Casas.

 

“Dezenove casas estavam praticamente fechadas, muito poucas iniciando, a duras penas, portanto, o Governo do Estado está de parabéns, a ARCAFAR está de parabéns e mais do que isso, os alunos e os monitores estão contentes também porque vão poder trabalhar e estudar de forma digna, e contribuindo para o sucesso da economia do Maranhão”, destacou Zé Carlos.

 

O deputado acrescentou a participação do secretário de educação nas conquistas. “Queria parabenizar também o atual secretário de educação, Bringel, que iniciou esse trabalho dessas discussões e que ajudou a construir uma solução para que a ARCAFAR não ficasse com seus alunos e seus monitores sem condições de trabalhar e de estudar”.

 

Ainda no seu discurso, o parlamentou lembrou que a Pedagogia da Alternância foi tema de audiência pública de sua autoria realizada na Assembleia Legislativa mês passado, fruto da articulação das lideranças da educação no campo do Maranhão ligadas ao movimento dos Centros Familiares de Formação por Alternância – CEFFA’s.

 

De acordo com ele, o primeiro propósito da reunião foi simplesmente sensibilizar, trazendo os autores envolvidos com a causa para uma troca de experiências, e utilizar essas experiências compartilhadas para tornar a pedagogia da alternância um modelo oficial de ensino e aprendizado para a área rural.

 

Acreditando que o Maranhão precisa sempre ter projetos voltados para o campo, Zé Carlos concluiu o seu pronunciamento com a frase “Se o homem no campo não roça, a cidade não almoça, se ele não planta a cidade não janta”.


Banner