Comissão acompanhará compensação ambiental da Refinaria Premium, diz Eliziane

icone-whatsapp
Assecom / Eliziane Gama
22/05/2014 14h27

Comissão acompanhará compensação ambiental da Refinaria Premium, diz Eliziane
Foto original

 

A presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputada Eliziane Gama (PPS), acompanhou na manhã desta quinta-feira, dia 22 de maio, a visita realizada por uma comitiva da Câmara Federal às obras da Refinaria Premium no município de Bacabeira. 

 

Na oportunidade, Eliziane Gama informou que a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa acompanhará a aplicação dos recursos da compensação ambiental do empreendimento, que está em torno de 125 milhões de reais. Segundo a parlamentar, no entorno da obra uma área de 2 mil hectares já foi desmatada e está causando impactos para as comunidades que residem na localidade.

 

“Recebemos a informação de que já foi repassado 70% do total deste recurso, porém até agora as comunidades do entorno não sentiram impactos positivos da aplicação deste investimento, apenas os impactos ambientais como a destruição de plantas nativas e a retirada de animas. Nossa comissão vai acompanhar a aplicação do recurso da compensação ambiental que será pago até 2017”, assegurou Eliziane Gama.

 

Durante a visita, a deputada Eliziane Gama também representou a liderança do PPS na Câmara Federal e acompanhou os deputados federais e estaduais na vistoria ao andamento das obras da Refinaria Premium, que teve a pedra fundamental lançada em 2010. A visita atendeu à solicitação do deputado federal Simplício Araújo (SSD) através da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

 

Refinaria

 

A Refinaria Premium I está sendo construída no município de Bacabeira, a 60 km de São Luís (MA). O objetivo do empreendimento é produção voltada para combustíveis de alta qualidade. A previsão é de que na primeira fase, a unidade seja capaz de processar 300 mil barris/dia. Quando as obras estiverem totalmente concluídas, a capacidade de processamento totalizará 600 mil barris/dia.

 

A informação é que a Refinaria já contabiliza gastos de quase R$ 2 bilhões e a vinda dos parlamentares da Câmara dos Deputados tem o objetivo de verificar qual a situação real do andamento da obra.


Banner