Deputados Rubens Jr. e Marcelo Tavares voltam a defender o prefeito de São Luís

Waldemar Ter / Agência Assembleia
26/05/2014 19h23

Deputados Rubens Jr. e Marcelo Tavares voltam a defender o prefeito de São Luís

Os deputados Rubens Pereira Jr. (PCdoB) e Marcelo Tavares (PSB) voltaram a defender o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSC), na sessão desta segunda-feira (26), das críticas feitas pelo deputado governista Roberto Costa (PMDB).

Os dois oposicionistas elogiaram a iniciativa do prefeito, de reconhecer publicamente os problemas enfrentados pela capital e a tentativa de conseguir o apoio dos Governos Estadual e Federal para minimizar a crise que atinge a qualidade de vida da população.

Rubens Jr., que líder do Bloco Parlamentar de Oposição, defendeu unidade suprapartidária para ajudar São Luís. “Agora novamente São Luís passa por um momento de grave dificuldade de ordem financeira, pela qual quase todos os municípios passam. De questões naturais não precisa nem a gente explicar muito, basta ver o índice pluviométrico. O prefeito Edivaldo acerta ao dizer que São Luís precisa de ajuda e ele vai pedir a quem? A Roseana Sarney? Não, que ela não é dona do governo do Estado. Ele vai pedir ao governo. Ele vai pedir a quem exerce aquele cargo temporariamente, aqui nós não estamos falando em dono do Palácio dos Leões, este cargo que a governadora ocupa é temporário e ainda bem que está cada vez mais perto dela sair”, disse.

Ele condenou os ataques sistemáticos ao prefeito. “A eleição ficou lá em 2012: vamos juntos trabalhar pelo povo do nosso Estado e isso ele fez no dia 3 de janeiro de 2013, quando tomou posse; foi visitar a governadora Roseana Sarney dizer que toda e qualquer prefeitura precisa de ajuda do governo do Estado e do governo federal. Infelizmente, a governadora entendeu aquilo como um apelo de alguém 'com o pires na mão querendo dinheiro'”, lembrou.

Depois foi a vez do deputado Marcelo Tavares abordar o mesmo assunto. “O deputado Roberto Costa é um grande autor de obra de ficção. Ele fala de São Luís como se esta cidade de um milhão de habitantes, capital do Estado do Maranhão, fosse de única responsabilidade do prefeito Edivaldo Holanda, como se a governadora não tivesse nenhuma obrigação para com a cidade de São Luís”, afirmou.

Tavares lembrou, por exemplo, que a Constituição Federal diz que do IPVA, enquanto o município fica com 25%, o Estado morde a maior parte, 75%. O deputado do PSB voltou a garantir ser responsabilidade de o Estado ajudar os municípios.

“Tanto é responsabilidade do Estado que eu trouxe aqui, na semana passada, que dos R$ 500 milhões em convênios assinados com os municípios do Maranhão, inclusive para obras de pavimentação urbana, nem R$ 1 foi para São Luís, nem R$ 1. A governadora Roseana persegue o prefeito Edivaldo Holanda por questões políticas, porque ele é um prefeito da oposição”, acusou.