Assembleia Legislativa recebe exposição 'O Eterno Feminino'

Jéssica Barros / Agência Assembleia
28/05/2014 13h50

Assembleia Legislativa recebe exposição

Dando continuidade às exposições coletivas do projeto LegisArtes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), junto com o diretor institucional, Ivan Sarney, realizou na manhã desta quarta-feira (28), na Praça do Rangedor, a abertura da mostra intitulada ‘O Eterno Feminino’.

A exposição de telas idealizada pelo artista Valdemar Barros reúne quarenta pintoras maranhenses ou radicadas em São Luís, a maioria alunas do curso de artes do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, algumas em processo de aprendizado, outras mais maduras e já consagradas.

O objetivo do evento, segundo Valdemar, além de valorizar a cultura maranhense, é dar oportunidade e reconhecimento a essas mulheres que pintam com amor, encanto, gesto, sonho e todos os mais elevados sentimentos que podem ser associados ao ser feminino.

“Pela primeira vez, reunimos somente mulheres em uma só exposição, elas que mostram os seus talentos com tamanha delicadeza através das cores e das formas. Espero que esse encontro não seja apenas mais um, mas que tenha continuidade em outros locais”, declarou Valdemar Barros.

Dentre as artistas, Maria Sardinha é a mais antiga. Com 93 anos de idade, Sardinha pinta óleo sobre tela utilizando a técnica da espátula. “Não sei explicar. Esse talento já nasceu comigo, afinal de contas eu cresci ao lado de pai e mãe pintores, não tinha como não seguir a carreira de artista. O incentivo eu já tinha, o que eu aprendi com o passar dos anos foi a técnica. Sou satisfeita com a minha escolha”, assinalou.

Do seu instrutor, ela só recebe elogios. “Eu costumo me referir a Maria Sardinha como a rainha da espátula. No Maranhão, é a única que eu conheço com mais de 90 anos de idade que pinta com essa técnica da espátula, que é muito difícil e complicada. Maria veio de uma família que já pintava, então o talento que ela carrega no sangue vem disso e só tem se desenvolvido”, comentou Valdemar.

Para Ivan Sarney, ‘O Eterno Feminino’, é um convite para o encanto. “Ver esta exposição é quase como penetrar num país de sonhos, como nos contos de fadas. Mãos delicadas, sentimentos generosos de quem gesta a vida, celebrando o mundo real. Cada uma ao ser modo de ser e de sentir a arte” assegurou.

Presente à inauguração, o presidente Arnaldo Melo falou da satisfação em receber as artistas na Casa do Povo. “Durante a nossa administração, nós temos incentivado muito todos os eventos de interesse social, e evidentemente que iríamos ceder nosso espaço da Assembleia para que as nossas artistas, pintoras maranhenses, exponham aqui as suas peças e seus trabalho. Nós ficamos muito contentes em poder proporcionar esse momento”, afirmou.

As Artistas:

Alê Durrock; Amanda Luthiery; Ana Hieda; Branca; Célia Viegas; Clara Vidotti; Dulce Lima; Edeildes Pereira; Elda Alencar; Eliane Bessa; Eloisa Helena; Euzanira Barros; Fátima Borges; Francisca Mesquita; Giseuda Lima; Hieda Falcão; Ivete Alves; Jacirene Rodrigues; Jeanner Rubim; Joyce Ribeiro; Lícia Oliveira; Luzia Pereira; Maria da Graça; Maria Gorete; Maria Lavor; Maria Luiza; Maria Mendes; Maria Rita; Maria Rosineide; Maria Sardinha; Mazé Silva; Nelci Silva; Nilde Machado; Odete Alencar; Raimundo Martins; Regina Rocha; Salete Aragão; Sônia Muniz; Tarquiane Barros; Zelinda Veras.