Boi de Nina Rodrigues será atração da Quinta Cultural

icone-whatsapp
Agência Assembleia
04/06/2014 11h43

Boi de Nina Rodrigues será atração da Quinta Cultural
Foto original

 

Após o sucesso da primeira edição do projeto Quinta Cultural, ocorrido no fim do mês de abril, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, 5 de junho, a segunda edição, tendo como convidado o Bumba-Boi de Nina Rodrigues ‘Brilho da Balaiada’. O evento será realizado às 17h, no auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Alema.

 

O Bumba-Boi de Nina Rodrigues é uma das mais belas apresentações dos arraiais maranhenses, que tem como cantador o jornalista Joellson Braga, que integra a equipe da TV Assembleia.

 

Durante a programação desta quinta, Joellson Braga participará de um bate-papo descontraído com a jornalista Elda Borges, falando sobre a experiência de cantar no Boi, desde a sua fundação até hoje, apresentando o relato sobre o histórico da brincadeira folclórica. Em seguida, o Boi de Nina Rodrigues fará uma apresentação, mostrando toda a sua beleza que tanto encanta os arraiais juninos de São Luís.

 

Todo o evento terá transmissão online via Twitcam, momento em que internautas poderão acompanhar e interagir através do endereço: http://twitcam.livestream.com/fz48p.

 

Servidores da Casa e o público em geral estão convidados a participarem da Quinta Cultural, que tem entrada franca.

 

HISTÓRIA DO BOI

 

Em 28 de março de 1989, com o intuito de preservar e resgatar os traços culturais e remanescentes do Município, Concita Braga, Chico Poeta e Jones Braga iniciam uma pesquisa dentro da Comunidade para identificar qual das manifestações popular/cultural representaria com maior dignidade as histórias/estórias, os costumes e valores de um povo. Foi caracterizado como a mais tênue expressão artístico-cultural o Bumba-boi, surgindo assim o BUMBA-BOI DE NINA RODRIGUES ‘BRILHO DA BALAIADA’.

 

Em 1991, o Boi de Nina Rodrigues, a convite da governadora Roseana Sarney, apresenta-se pela primeira vez ao grande público maranhense firmando sua existência no contexto de Bumba Boi de Orquestra do Maranhão.

 

Desde então, o Boi de Nina Rodrigues, com nove CD’s gravados, vem mantendo-se como referência para os demais grupos culturais em suas coreografias harmônicas e ritmadas, sendo pioneiros na introdução de novos instrumentos não utilizados até então em Bumba Boi de Orquestra, sem perder, no entanto, suas raízes preservando suas características regionais.


Banner