Comitiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul faz visita a São Luís

icone-whatsapp
Agência Assembleia
04/06/2014 14h45

Comitiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul faz visita a São Luís
Foto original

 

Com o apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão, uma comitiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul visitou, na manhã desta quarta-feira (4), as instalações da usina Eneva - Itaqui Geração de Energia S.A., localizada às margens da BR-135, no Distrito Industrial de São Luís.

 

O deputado estadual João Fischer (PP), membro da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, explicou que a comitiva gaúcha veio a São Luís para conhecer as instalações da Eneva, a mais nova usina termelétrica do Brasil em atividade.

 

Também participaram da visita à Eneva - considerada usina termoelétrica de última geração no país - o presidente do Sindicato dos Mineiros do Rio Grande do Sul, Onilo Camilo; e o assessor parlamentar José Vainer Nogueira, na condição de representante do presidente da Assembleia gaúcha, deputado Gilmar Sossella (PDT). 

 

A comitiva foi recebida pelo diretor técnico da Eneva, Júlio Cezar Marcante; pelo gerente geral de Relações Institucionais, Ricardo Lessa; e pelo gerente SSMA, Luiz Fernando Galves. Eles explicaram aos visitantes que a Eneva, anteriormente denominada MPX Itaqui, é uma empresa especializada em geração e comercialização de energia elétrica e atua no ramo de produção e comercialização de carvão e gás.

 

Ciceroneados por dirigentes e técnicos da Eneva, os integrantes da comitiva fizeram uma visita a toda a área industrial da usina, localizada nas proximidades do Porto do Itaqui, e receberam informações detalhadas sobre todo o processo de geração de energia elétrica a partir do carvão mineral, como também sobre os projetos ambientais e sociais desenvolvidos pela empresa em São Luís.

 

Durante a visita, o deputado João Fischer afirmou que está em pauta na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma discussão sobre as questões relacionadas à política industrial do carvão mineral. Segundo ele, a Frente Parlamentar do Carvão Mineral tem atuado de forma ativa para ampliar a participação do carvão mineral na matriz de energia no Brasil.

 

“Infelizmente, existe uma política nefasta, movida por ideias retrógradas, contra a utilização do carvão, que hoje é uma fonte segura de geração de energia”, afirmou o deputado João Fischer, assinalando que o Rio Grande do Sul possui uma das maiores reservas carboníferas do Brasil.

 

Os dirigentes da Eneva S.A. informaram que esta usina termoelétrica a carvão mineral, com capacidade instalada para a produção de 360 MV, hoje possui contratos firmados com 32 distribuidoras de energia.

 

Depois de visitar toda a área industrial da Eneva Itaqui, o deputado João Fischer fez elogios ao projeto implantado no Distrito Industrial de São Luís e afirmou que a Eneva é um exemplo de que é possível construir e colocar em operação uma usina termelétrica a carvão mineral com o mínimo de impactos ao meio ambiente.


Banner