Segunda edição da Quinta Cultural recebe Boi de Nina Rodrigues

icone-whatsapp
Annyere Pereira / Agência Assembleia
05/06/2014 21h16

Segunda edição da Quinta Cultural recebe Boi de Nina Rodrigues
Foto original

 

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira (5) a segunda edição do projeto Quinta Cultural, que teve como convidado o Bumba-Boi de Nina Rodrigues ‘Brilho da Balaiada’, e participação especial de ‘prata da Casa’, o cantador e jornalista Joellson Braga, que integra a equipe da TV Assembleia. O evento foi realizado no auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Alema, e contou com a presença de servidores da Casa e do público em geral.

 

Durante a programação, o Boi de Nina Rodrigues se apresentou com as mais clássicas toadas, que foram cantadas por Joellson Braga, e todas animaram o público que ali estivava presente.  O Bumba-Boi sotaque de Orquestra, que é uma das mais belas apresentações dos arraiais maranhenses, mostrou toda a sua beleza e encantamento em sua apresentação.

 

Essa foi apenas uma pequena mostra de como serão as apresentações do Nina Rodrigues no São João 2014, pois a abertura da temporada junina será realizada no batizado da brincadeira, no próximo dia 13, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, às 18h, onde o Boi vai tirar da bagagem e apresentar ao público as novidades do ano, entre repertório, indumentárias, coreografias e a animação que não falta para esse grupo, que é rico em pedrarias, cristais, canutilhos e penas, detalhes esses que buscam atrair o olhar de todo o público.

 

Joellson Braga participou de um bate-papo descontraído com a jornalista Elda Borges, falando sobre a experiência de cantar no Boi, desde a sua fundação até hoje.

 

Sobre o projeto, Joellson Braga elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa por meio da diretoria de Comunicação. Para ele, esse é um espaço em que os artistas maranhenses podem expressar sua arte em todas as áreas e fontes de atuação. Destacou também que é preciso descobrir os valores que de certa forma estão ‘escondidos’ no ambiente de trabalho.

 

O evento contou com transmissão online via Twitcam, diretamente do auditório Neiva Moreira, em que internautas puderam acompanhar e interagir.

 

BUMBA-BOI DE NINA RODRIGUES

 

Em 28 de março de 1989, com o intuito de preservar e resgatar os traços culturais e remanescentes do Município, Concita Braga, Chico Poeta e Jones Braga iniciam uma pesquisa dentro da Comunidade para identificar qual das manifestações popular/cultural representaria com maior dignidade as histórias/estórias, os costumes e valores de um povo. Foi caracterizado como a mais tênue expressão artístico-cultural o Bumba-boi, surgindo assim o BUMBA-BOI DE NINA RODRIGUES ‘BRILHO DA BALAIADA’.

 

Em 1991, o Boi de Nina Rodrigues, a convite da governadora Roseana Sarney, apresenta-se pela primeira vez ao grande público maranhense firmando sua existência no contexto de Bumba Boi de Orquestra do Maranhão.

 

Desde então, o Boi de Nina Rodrigues, com nove CD’s gravados, vem mantendo-se como referência para os demais grupos culturais em suas coreografias harmônicas e ritmadas, sendo pioneiros na introdução de novos instrumentos não utilizados até então em Bumba Boi de Orquestra, sem perder, no entanto, suas raízes preservando suas características regionais.

 

O PROJETO

 

O projeto tem como objetivo promover a aproximação dos servidores e do público em geral com a cultura maranhense, através do teatro, da música, das artes plásticas, do cinema, da dança e da fotografia. Pelo menos em uma quinta-feira por mês será realizada uma tarde de atrações culturais só com artistas do Estado. A ideia é divulgar os seus trabalhos e tentar trazê-los para mais perto do povo. A entrada é franca e o evento é aberto ao público em geral.

 

ESTREIA

 

A poetisa Laura Amélia foi a convidada para a estreia do Quinta Cultural, no mês passado. Ela é nascida em Turiaçu, interior do Maranhão e autora dos livros ‘Brevíssima Canção do Amor Constante’ (1985), ‘Arco de Tempo’ (1987), ‘Traje de Luzes’ (1993), ‘Cimitarra’ (2001), ‘Arabesco’ (2010) e o mais recente, o ‘Inventário dos Sentidos’, que é uma junção dos outros 5 livros da poetisa.

 

 

 


Banner