Bira do Pindaré defende a criação da Lei de Organização dos Bombeiros

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
02/07/2014 15h38

Bira do Pindaré defende a criação da Lei de Organização dos Bombeiros
Foto original

 

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), durante a sessão plenária desta quarta-feira, 2 de julho, lembrou a passagem do Dia Internacional dos Bombeiros, comemorado hoje, e homenageou toda a categoria na pessoa de Jean Mary, presidente da Associação dos Bombeiros de São Luís, do cabo Araújo da direção da Associação e do bombeiro R. Barros, presidente da Associação dos Bombeiros em Imperatriz.

 

O parlamentar destacou a importância da criação da Lei de Organização dos Bombeiros (LOB) para o Maranhão. O estado é um dos poucos do Brasil que não possui a LOB mesmo tendo varias unidades que funcionam de fato, mas não funcionam de direito.

 

Os grupamentos dos municípios de Caxias, Timon, Pinheiro, Estreito, Balsas, Barreirinhas, Bacabal funcionam de fato, mas não existem legalmente. Só existem legalmente instituídos os grupamentos de São Luís e Imperatriz. A LOB seria uma enorme contribuição para o fortalecimento da Instituição no Maranhão.

 

Bira defendeu a organização da direção e à estruturação de destinação dos órgãos de funcionamentos dos serviços que são prestados pelos bombeiros, pois, segundo a Associação, não existe regulamentação no Maranhão. “Nós precisamos também fortalecer a unidade orçamentaria desses grupamentos, que hoje não existem. A LOB ajudaria a fortalecer a organização estimulando as promoções, ampliando os espaços que valorizam a categoria”, afirmou Bira.

 

O Corpo de Bombeiros é uma das instituições que possui mais simpatia nas comunidades, entretanto esse reconhecimento que existe por parte da sociedade, não existe por parte do Governo do estado. O deputado Bira apelou para que a Governadora encaminhe a Casa Legislativa uma proposta de lei que organize os Bombeiros no Maranhão.

 

Outro ponto que fragiliza a corporação dos Bombeiros do Maranhão é o baixo efetivo. No estado, existem apenas 1030 bombeiros militares, menos da metade do necessário para atender bem a população. O Maranhão precisa de um efetivo de 2400 membros para contemplar a sociedade.

 

“É preciso também fortalecer o Corpo de Bombeiros ampliando as vagas no concurso, ampliando as possibilidades de carreira nessa instituição e dessa forma nós vamos dar a nossa cota de colaboração para que o Corpo de Bombeiros possa fazer um serviço ainda melhor que a população tanto precisa e tanto espera dessa instituição tão importante para todos nós”, concluiu.


Banner