Assembleia celebra os 40 anos do curso de Medicina Veterinária do Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
10/07/2014 15h52

Assembleia celebra os 40 anos do curso de Medicina Veterinária do Maranhão
Foto original

 

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (10), uma sessão solene para comemorar os 40 anos de fundação do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A comemoração, proposta pelo deputado César Pires (DEM), contou com a presença de diversas autoridades do mundo acadêmico e de representantes de várias categorias profissionais.

 

Na abertura da sessão, conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), o deputado César Pires disse que a sessão solene, que teve também a presença do deputado federal Carlos Brandão (PSDB), foi uma brilhante oportunidade para exaltar a participação do médico veterinário, especialmente neste momento em que o Maranhão comemora êxitos no combate contra a febre aftosa.

 

“Este é um momento de especial significado para mim, que me dá a oportunidade aqui de ver como tão grande ficou o nosso curso, e relembrar daqueles momentos difíceis que nós passamos, quando agora eu posso assistir relatos de colegas meus de como foi feita a construção deste curso, vivenciando aqueles tempos de desafio e nos momentos de hoje, ter a emoção de sentir a grandeza deste curso”, discursou César Pires.

 

Ele salientou que a celebração dos 40 anos do curso de Medicina Veterinária da Uema é uma oportunidade de reafirmar o reconhecimento pelos relevantes serviços que os profissionais da Medicina Veterinária prestam à sociedade, seja na esfera pública ou privada, além de ser uma homenagem pela colaboração destes profissionais de forma direta no desenvolvimento do Maranhão.

 

O deputado destacou a importância do trabalho dos médicos veterinários na garantia da sanidade animal em todo o Estado e ressaltou ainda que esse profissional possui destacada atuação no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade global assegurando a qualidade da produção da proteína animal, importante item para a pauta de exportações do País.

 

Em seus discursos, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira, o diretor do Curso de Medicina Veterinária, professor Ricardo Macedo Chaves, e a diretora do Centro de Ciências Agrárias, professora Francisca Neide Costa, afirmaram que as pessoas estão tomando conhecimento da verdadeira função dos médicos veterinários, que exercem um papel fundamental para a sociedade, pois garantem a saúde dos animais e influenciam também na agricultura, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

 

Para o reitor José Augusto Oliveira, esse reconhecimento do profissional vem colaborando para a ampliação da atuação em todo o estado.

 

O professor Ricardo Chaves lembrou que além do cuidado com a saúde dos animais e a produção de alimentos de origem animal, os médicos veterinários também atuam diretamente com a saúde pública no tratamento dos animais para evitar a transmissão de doenças para o ser humano.

 

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão, João Batista da Silva Filho, afirmou que, desde 1968, o Sistema CFMV/CRMVs vem prestando relevantes serviços ao país. “O nosso serviço é cuidar do equilíbrio de tudo que está vivo no reino animal, para que possamos viver em harmonia com o planeta”, salientou o presidente do CRMV.

 

Ele acrescentou que o médico veterinário serve à vida no momento em que ajuda a garantir a biodiversidade, clinicando, manejando e recuperando os animais selvagens, seres extremamente importantes para a biodiversidade, também quando garante a sanidade e o bem estar de animais de grande e pequeno porte, seja de produção, de competição, de trabalho ou mesmo de companhia.

 

João Batista da Silva Filho lembrou a história do Sistema e as conquistas das classes que representa, afirmando que hoje o Brasil contabiliza o maior número de médicos veterinários no mundo: “Somos essenciais para a saúde e a economia do Brasil, pois somos a maior nação exportadora de proteína animal do planeta”, disse, agradecendo a todos os conselhos regionais e colaboradores.

 

Para o presidente do CRMV-MA, a sessão solene “representou uma demonstração de reconhecimento e prestígio da Assembleia Legislativa à Medicina Veterinária. Nesta solenidade ressalta-se a importância do médico veterinário para a saúde pública e para o agronegócio, por sermos os grandes responsáveis pela qualidade sanitária e sanidade dos rebanhos”.

 

A cerimônia contou também com a presença dos professores José de Jesus Reis e Alexandre Ataíde, do Instituto do Agronegócio; da diretora do Centro de Ciências Agrárias da Uema, Francisca Neide Costa, do diretor do Curso de Medicina Veterinária, professor Ricardo Macedo; da doutora Norma Barbosa, no ato representando o Conselho Federal de Medicina Veterinária; do capitão de Mar e Guerra, Marcos Hamaoka, comandante da Capitania dos Portos, do tenente-coronel Wiliam Ataíde, representando o comandante da Polícia Militar do Estado do Maranhão, coronel Zanoni; de José Ribamar de Araújo Silva, representando o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, da pró-reitora de Graduação da Uema, Maria Auxiliadora Gonçalves; do presidente da Associação dos Produtores de Leite de Peritoró, Raimundo Nonato Vale; do chefe do gabinete do Secretário de Agricultura, Severino Pessoa Lima; da coordenadora de Pós-Graduação da Uema, professora Maria Cristiane Pestana, do professor José Campelo, diretor do Hospital Veterinário, da professora Vânia Lourdes, pró-reitora de Extensão da Uema e da professora Alana de Sousa, presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Estado do Maranhão.


Banner