Eduardo Braide propõe construção de maternidade em Barreirinhas

Nice Moraes / Agência Assembleia
14/07/2014 18h14

Eduardo Braide propõe construção de maternidade em Barreirinhas

O deputado Eduardo Braide (PMN), na sessão desta segunda-feira, 14, destacou duas indicações de sua autoria em que solicita à governadora Roseana Sarney e ao prefeito Léo Costa, de Barreirinhas, que façam uma parceria institucional visando a construção de uma maternidade naquele município.

Ao justificar o seu pedido, o deputado afirmou que a construção da maternidade dará melhores condições tanto ao nascimento das crianças da região dos Lençóis como também para desafogar os leitos do Hospital Geral daquela cidade. Ele lembrou que o  Hospital Geral possui alguns leitos que são destinados para a maternidade e que às vezes são utilizados pela urgência e emergência. Essa prática é prejudicial aos recém-nascidos cuja situação imunológica é fragilizada.

“A primeira preocupação é com o número de leitos uma vez que há um conflito entre aqueles que são utilizados pelas crianças que acabaram de nascer, e aqueles que são utilizados pelas pessoas que sofrem algum acidente ou que necessitam de um atendimento com uma maior urgência”, afirmou Eduardo Braide.

Ele destacou ainda que, com a inauguração do Hospital Geral do Estado, a prefeitura fechou o hospital do município. Por essa razão, Eduardo Braide sugeriu ao prefeito Léo Costa que utilize os recursos oriundos do SUS para colocar em funcionamento a maternidade no local onde funcionava o hospital.

Com essa medida, de acordo com o deputado, duas situações seriam resolvidas: haveria o aumento do leito em relação à maternidade e sobrariam também leitos no Hospital Geral de Barreirinhas para que pudessem ser utilizados naqueles casos mais graves que chegam até aquele município.