Assembleia homenageia secretário Sebastião Uchôa e advogado José Luís

Jéssica Barros / Agência Assembleia
07/08/2014 16h22

Assembleia homenageia secretário Sebastião Uchôa e advogado José Luís

A Assembleia Legislativa concedeu, na manhã desta quinta-feira (7), no plenário Nagib Haickel, título de cidadão maranhense ao secretário Estadual de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Albuquerque Uchôa Neto, e ao advogado José Luís Fernandes Gama, que são naturais de Recife e Goiânia, respectivamente.

Autor da proposição aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa, o deputado estadual Raimundo Louro (PR), em seu pronunciamento, falou da admiração pelos homenageados. “O que me faz admirar estes dois homens é exatamente a postura de cada um deles à frente dos cargos e missões que lhe foram confiados. São homens honrados, íntegros, qualidades quais que me motivaram a oferecer esse título. Muito me envaidece tê-los como colaboradores para a construção de um Maranhão mais digno e mais justo”, disse.

O deputado Roberto Costa (PMDB), que prestigiou as homenagens, também fez uso da palavra. Ele ressaltou a parceria com Uchôa no período em que o Maranhão passava por uma crise no sistema penitenciário. “Eu subo aqui nesta tribuna para testemunhar a importância desse título, um título tão merecedor a este homem que foi incansável naqueles 40 dias em que a penitenciária passava por sérios problemas, ele me deu a oportunidade de vivenciar aquilo, de ver como realmente funciona o sistema para juntos buscarmos soluções, ele enquanto secretário e eu enquanto presidente da Comissão de Segurança da Assembleia”, lembrou.

Logo depois foi a vez do deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) prestar suas homenagens. No seu discurso, ele lembrou a época em que atuou na Secretaria de Segurança Pública, comparando com as dificuldades vividas por Sebastião Uchôa na SEJAP. “Uchôa cumpriu a sua missão”, afirmou.

Cutrim ainda ressaltou a sua admiração pelo advogado José Luís. “Eu vi Zé Luís crescer, desde criança sempre torci para que tivesse um futuro e ele, mesmo com todas as dificuldades de uma família simples, chegou longe. Um homem simples, bom profissional, filho, amigo e pai”, concluiu o deputado em um discurso emocionado.

Antes de finalizar as homenagens, o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), fez um breve pronunciamento destacando a importância do título. “Este é um dos grandes momentos proporcionados por esta Casa. É hora de reconhecer o trabalho de cidadãos de outros estados que lutam pelo nosso, por isso, agradeço ao deputado Raimundo Louro pela lembrança dos homenageados que são hoje uma referência para o Maranhão”, frisou.

Agradecimentos

Agradecendo ao título de cidadão maranhense, Sebastião Uchôa fez um breve resumo da sua vida profissional no Maranhão, ressaltando o prazer pelo trabalho que exerce. “Eu agradeço a todos os meus amigos, delegados, promotores e a aqueles que estão naquela penitenciária diariamente comigo. Não tem outro segredo para o reconhecimento senão o trabalho com amor e é assim que eu trabalho todos os dias. Tenho certeza que estou cumprindo a minha missão aqui neste estado que tão bem me acolheu”, disse.

O advogado José Luis também falou do seu orgulho em se tornar um cidadão maranhense. “Ser cidadão é ser membro, é ser aceito e contribuir para um estado. E eu posso dizer que sou maranhense, porque faço parte e contribuo com muito orgulho para um Maranhão mais justo e melhor”, enfatizou.

Os homenageados

Sebastião Albuquerque Uchôa Neto é pernambucano e bacharel em direito. Trouxe na bagagem toda experiência junto à Superintendência do Sistema Penitenciário de Pernambuco. Desenvolveu atividades enquanto delegado regional de Pinheiro, chefe da Casa e detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, superintendente de Polícia Cívil de São Luís. Foi diretor geral da Academia Integrada de Segurança Pública e hoje é secretário da SEJAP do Maranhão. Uchôa também desempenha funções de magistério: é professor de algumas instituições privadas de ensino superior e nas academias da PM e CFFAP da Polícia Militar, além de ministrar aulas nos cursos de formação penitenciária, formação de delegados, gerenciamento de crise e cursos de capacitação para policiais nos mais diversos estados brasileiros.

José Luís Fernandes Gama é goiano, graduado em direito pelo Uniceuma e em Ciências Sociais pela UFMA. Possui duas especializações: uma em docência pelo ensino superior pela FACAM e outra em processo civil pela UNISUL. Faz doutorado em ciências jurídicas e sociais no Museu Social Argentino. Trabalhou como assessor especial na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão e como assessor técnico na Casa Legislativa. Desenvolve atividades de consultoria jurídica e auxílio social a diversas associações de bairro e pessoas carentes na grande São Luís e no interior do Estado, além de ministrar aulas em instituição particular de ensino superior.