Servidora da Assembleia receberá premiação em Angra dos Reis

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
12/08/2014 13h03

Servidora da Assembleia receberá premiação em Angra dos Reis
Foto original

 

A servidora da Assembleia Legislativa do Maranhão, Maria Inez Silva Queiroz, lotada na Diretoria Geral da Mesa, participará da terceira edição do Prêmio Anual Luso- brasileiro ‘Melhores Conquistas 2014, edição Brasil’, a ser realizado nos dias 19 e 20 de setembro, a partir das 20h, no Teatro Municipal de Angra dos Reis (RJ).

 

Na ocasião, Maria Inez receberá Diploma de Honra ao Mérito ‘Melhores contistas Luso-brasileiros’ por ter o seu conto intitulado ‘A enxada e a caneta’ selecionado pela Associação de Poetas de Região Autônoma de Madeira e a Editora Mágico de Oz para compor a antologia dos melhores contistas deste ano, que posteriormente será distribuída para os oito países da lusofonia (conjunto de países que falam a língua portuguesa).

 

“A escolha do meu conto foi uma surpresa muito grande para mim. Eu realmente não esperava, mas me sinto lisonjeada e honrada por ter sido chamada para compor esse livro que também terá cópias Brasil a fora. Fico muito agradecida”, relevou Maria Inez.

 

O encontro contará com a participação do escritor Eduardo Dusek, que fará a entrega das medalhas e do diploma. Além dele, o evento contará com convidados especiais que serão paraninfos e patronesses da festa, como o fundador da editora Mágico de Oz.

 

Biografia da homenageada

 

É natural da cidade de Pedreiras, mas desde cedo reside na capital maranhense. Maria Inez Silva Queiroz possui um vasto currículo. Ela é licenciada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, pós-graduada em Didática Universitária e especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão. Foi eleita a melhor aluna da turma de letras e recebeu o título de honra ao mérito. Trabalhou no extinto BEM (Banco do Estado do Maranhão) durante 22 anos. Foi professora do colégio Dom Bosco, onde também estudou. Foi professora da UEMA e também chefe de gabinete da Diretoria Geral do Detran.

 

Atua como colaboradora do Jornal O Estado do Maranhão desde 94 com a coluna ‘Opinião do leitor’ e trabalha na Diretoria Geral da Mesa da Assembleia Legislativa do Maranhão.

 

Na sua carreira de autora, Maria Inez coleciona outras premiações. Já recebeu medalha pelo Intercâmbio Cultural da Universidade Federal da Paraíba, com a poesia ‘Ser Maranhense’; ganhou a comenda Luís Vaz de Camões pela Academia de Letras e Artes de Salvador e também a comenda Castro Alves, pela participação da enciclopédia ‘Oito séculos de língua portuguesa’.

 

Maria Inez tem ainda dentre os seus trabalhos a crônica ‘São Luís: Reminiscência de um passado alegre’, lançada na bienal de São Paulo, compondo a antologia ‘Fernando Pessoa e seus convidados’. Esta crônica também foi publicada em francês com o título ‘Brèsil em scène’.

 

Outras publicações foram: ‘Formas de tratamento e outros aspectos da redação oficial’, ‘Redação oficial na era digital’. Além disso, a professora participou da organização do manual de redação da Polícia Militar do Maranhão e, segundo ela, mais uma obra já está a caminho: ‘Redação oficial e Legislativa’.


Banner