Oposicionistas cobram apuração de denúncia sobre pagamento de precatórios

Agência Assembleia
19/08/2014 15h24

Os deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Othelino Neto (PCdoB) ocuparam a tribuna, na sessão desta terça-feira (19), para cobrar do governo do Estado a apuração da denúncia de que haveria irregularidade no pagamento de precatórios à empresa Constran.

Para o deputado Othelino Neto, a governadora Roseana Sarney está na obrigação de esclarecer o que, para ele, está configurado como um escândalo nacional. “Este governo não pode esconder a vergonha nacional que é o caso Constran, e não foi a Oposição que disse, foi a Polícia Federal, que altos membros da cúpula do Governo do Maranhão estão envolvidos com o recebimento de propina”, afirmou Othelino na tribuna.

Ele acrescentou que os parlamentares oposicionistas continuam coletando assinaturas para o requerimento que pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o propósito de apurar o caso.

Na condição de líder da Oposição, Rubens Júnior frisou que a cobrança de investigação do caso vai continuar: “Nós não permitiremos que as respostas não sejam dadas aos questionamentos feitos pela oposição e pela imprensa maranhense e nacional em relação às denúncias gravíssimas que maculam de morte a integridade deste governo”, enfatizou.

Rubens Júnior frisou que até hoje não há um posicionamento definitivo sobre a questão do suposto pagamento de propina ao doleiro Alberto Youssef. “O governo não se manifesta e, quando se manifestou, mentiu descaradamente, e nós não podemos compactuar com isso. A governadora disse que cumpriu uma ordem judicial. Mentira, o que na verdade aconteceu foi um acordo extrajudicial, acordo pela boa vontade ou má vontade da governadora motivada, segundo a contadora, pela propina paga pelo doleiro”, declarou na tribuna o líder da Oposição.

Ele lembrou que já está em pauta um requerimento do deputado Othelino Neto convocando todos os citados no caso a fim de que eles possam prestar esclarecimentos à Assembleia Legislativa.

“Nós não queremos fazer pré-julgamentos ou condenações sem garantir o contraditório. Que venham a esta Casa e digam o que aconteceu, que mostrem que a contadora e o doleiro estão mentindo, que afirmem que naquela caixa preta não tinha dinheiro, que naquela mala tinha vinho. Provem. Neste caso, a dúvida é desastrosa para a credibilidade do governo do estado. Infelizmente, o caso não é apenas em relação ao pagamento de propina para o doleiro, não é. É mais grave”, frisou Rubens Júnior.

CENTRO DE TRATAMENTO DE CÂNCER

Da mesma forma que no caso dos precatórios pagos à Constran, o deputado Rubens Júnior acha que o Governo do Estado deve explicações sobre o contrato de aluguel do prédio onde funcionaria o Centro Ambulatorial de Tratamento do Câncer, em São Luís.

“O aluguel está sendo pago, R$ 30 mil todo mês, a reforma está sendo feita. Como é que alguém aluga um prédio por um ano, que precisa ser reformado, a reforma vai comer 70% do contrato e o povo é quem vai sofrer as consequências. Só é vantajoso para o dono do prédio, porque o dono do prédio está recebendo o aluguel em dia, já disse que não vai renovar o aluguel e quando encerrar terá recebido o prédio reformado e zero de atendimento, zero”, afirmou Rubens Júnior na tribuna.

Ele lembrou que uma comissão de deputados fez, no mês de julho passado, uma visita de inspeção ao local, onde o prédio continua desativado. “Até hoje, o Centro Ambulatorial de Tratamento do Câncer não passa de uma propaganda feita dentro da Secretaria de Saúde e o povo infelizmente fica arcando com as consequências. O locatário ainda teve a audácia de dizer que o aluguel está é pouco, que era para ser pago mais. Isso é um achincalhe ao Maranhão”, enfatizou Rubens Júnior.