AL homenageia Associação Comercial do Maranhão pelos 160 anos de fundação

Jéssica Barros / Agência Assembleia
21/08/2014 13h18

AL homenageia Associação Comercial do Maranhão pelos 160 anos de fundação

A Assembleia Legislativa, por meio de indicação do deputado Afonso Manoel (PMDB), aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa, prestou homenagem, na manhã desta quinta-feira (21), no plenário Nagib Haickel, à Associação Comercial do Maranhão (ACM), em comemoração aos seus 160 anos de fundação.

A concorrida solenidade contou com a participação de várias autoridades de grande nome no setor comerciário e industrial maranhense. Destes, compuseram a mesa: Luiza Helena Fonseca Rezende, presidente da Associação Comercial do Maranhão; Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA); Cláudio Donizete Azevedo, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; José Ribamar Araújo, pró-reitor da UNIVIMA, representando o secretário de Ciência e Tecnologia; Maurício Feijor, diretor da Federação do Comércio do Estado; e Dorgival Pereira, diretor de relações da unidade da Vale e vice-presidente da Associação Comercial.

Afonso Manoel, que presidiu a ACM até o ano de 1996, iniciou os trabalhos destacando a importância da instituição para o empresariado maranhense. “A ACM tem um papel fundamental na nossa sociedade por tudo que ela tem feito com o intuito de melhorar a vida das pessoas de nosso Estado. Sinto – me não só alegre, mas emocionado, visto que os laços que me unem a ACM são muito fortes, pois tive a honra de ser presidente e ainda continuar a fazer parte, agora como membro do conselho administrativo”, ressaltou.

Em seguida, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, usou a tribuna para prestar suas homenagens. “É com muito orgulho que fazemos parte da Associação, ela que é a mais antiga e centenária, posso dizer até que é a nossa entidade mãe, porque sempre consegue congregar todos os empresários de todos os setores, seja na indústria, no comércio ou no serviço. Queremos desejar muito sucesso para a ACM e quero dizer que podem contar sempre com o nosso apoio, porque juntos seremos mais fortes”, discursou.

Logo depois foi a vez do secretário Cláudio Azevedo, que falou da satisfação de ter a ACM como um órgão valorizador da agricultura no Estado. “Fico muito feliz por esta Associação ter chegado e ter dado todo esse valor para o setor produtivo do Maranhão. Essa entidade nos representa porque tem sido uma grande colaboradora para o crescimento da agricultura em todo o Estado, principalmente nos interiores”, elogiou.

Douglas Pinho, membro da Associação Comercial, também se pronunciou, destacando o trabalho interno realizado na instituição. “Temos diretores que arduamente fazem seu trabalho na Casa, discutem nos dia-a-dia problemas variados em busca de uma solução para os incômodos da sociedade e é por isso que eu digo que a ACM hoje exerce papel fundamental no nosso Estado”, afirmou.

Como forma de agradecimento, a presidente da ACM, Luzia Rezende, falou da honra de estar à frente da Casa no ano em que se comemora 160 anos de existência. “Toda a equipe ACM tem a honra de receber essa homenagem vinda deste grande homem que um dia fez parte da instituição. Todos esses avanços e elogios aqui citados só foram consagrados graças às ações coletivas de todos esses anos, e é por todas essas atuações marcantes que somos uma das vozes da classe comerciária do Maranhão. A ACM foi e sempre será parceira deste Estado. Muito obrigada”, declarou.

Antes de finalizar, Afonso Manoel fez questão de citar cada um dos ex-presidentes exaltando o profícuo trabalho realizado por eles durante a gestão. “Não posso deixar de falar aqui dos grandes nomes que um dia estiveram à frente dessa instituição: Haroldo Cavalcante, Roberto Albuquerque, Carlos Gaspar, Júlio Noronha, Luís Carlos Fernandes Cantanhede, Heraldo Cavalcante Júnior, assim como da atual presidente, Luzia Helena Fonseca Rezende e toda sua diretoria, eles que não têm medido esforços para defender os princípios da liberdade do comércio e da indústria, em harmonia com o bem estar da nossa população”, concluiu.

História da Associação Comercial do Maranhão

Fundada há 160 anos, no dia 21 de agosto de 1854, a Associação Comercial do Maranhão é uma das mais tradicionais entidades empresariais do Brasil. Sua trajetória se confunde com a história do comércio no Estado.

No ano de 1917, a ACM foi reconhecida como entidade de utilidade pública através do decreto federal 3394. Já no ano de 1942, foi oficializada como órgão Técnico Consultivo. E, em 1982, foi reconhecida pelo município de São Luís como entidade de utilidade pública, ampliando ainda mais a sua atuação.

Em suma, ao longo desses anos, a Associação vem participando ativamente dos interesses da classe comercial no nosso Estado e, não só isso, procurou também proporcionar melhorias como: a criação da Biblioteca Clodoaldo Cardoso; a construção de um moderno hotel com serviços de bar, o Hotel Central; a criação dos Conselhos da Mulher Empresária e dos Jovens Empresários; apoio ao projeto Coroado de Natal; a divulgação do Impostômetro; ações sociais da Polícia Militar; proporcionou também a Campanha Da Produção, que contribui decisivamente para a construção da infraestrutura necessária ao desenvolvimento do Maranhão.

A Associação Comercial conquistou ainda certificação na Norma ISSO 9001:2000. A mais nova investida da ACM no sentido do desenvolvimento organizacional foi a realização do Planejamento Estratégico da entidade, para biênio 2013-2014, que definiu a missão, visão, valores, o negócio e as prioridades estratégicas da instituição.