Rigo Teles elogia TRE pelo sucesso da eleição simulada em municípios do MA

Assecom / Rigo Teles
03/09/2014 09h50

Rigo Teles elogia TRE pelo sucesso da eleição simulada em municípios do MA

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia na terça-feira (2) para enaltecer o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em especial em Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão, localizados na Região Central do Estado do Maranhão, onde foi implantada a Votação  Biométrica.

O parlamentar destacou que no domingo (31) foi feito uma votação simulada biométrica em Fernando Falcão, um dos menores municípios do Maranhão, que tem 5.841 eleitores aptos a votar, distribuídos em 13 locais de votação nas 13 urnas eleitorais.

Trabalharam na eleição simulada 116 mesários, treinados para utilizar o novo sistema. Dois locais de votação funcionaram nas reservas indígenas da Etnia Canelas, um deles na Escola Moisés Canela da Aldeia Porquinhos, onde o TRE totalizou 305 índios votantes.

O outro local de votação da eleição simulada no município de Fernando Falcão - localizado a 550 quilômetros de São Luís - funcionou na Escola General Bandeira de Melo, na Aldeia Escalvado, onde há três sessões eleitorais e 961 índios votantes.

MOBILIZAÇÃO E AUTORIDADES

No pronunciamento, Rigo lembrou que a Votação Biométrica foi implantada entre meses de agosto e setembro do ano de 2013 e, desde essa data, o servidores do TRE já estavam na Região Central, mobilizando os eleitores a participarem do projeto de votação.

A votação simulada foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Froz Sobrinho, acompanhado do ouvidor do Tribunal, desembargador José Eulálio Figueiredo de Almeida e pelo desembargador Eduardo Moreira.

Também acompanharam a votação simulada os juízes Sebastião Bonfim, Antônio Queiroga Filho, titular da 23ª Zona eleitoral do Município de Barra do Corda, e Fernando Falcão e Iran Curbam, titular da 97ª seção eleitoral de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras.