Creche Sementinha comemora Dia da Raça e da Independência do Brasil

Jéssica Barros / Agência Assembleia
03/09/2014 12h49

Creche Sementinha comemora Dia da Raça e da Independência do Brasil

Em alusão ao Dia da Raça (5 de setembro) e ao Dia da Independência do Brasil ( 7 de setembro), a Creche-Escola Sementinha, por intermédio do Grupo de Esposas dos Deputados do Estado do Maranhão – GEDEMA, promoveu, na manhã desta quarta-feira (3), momento cívico com o tema 'Os grandes nomes da educação', homenageando grandes educadores brasileiros.

“Este ano nós estamos homenageando essas pessoas que tanto se dedicaram e contribuíram de maneira extraordinária para a construção do processo de ensino-aprendizagem. A missão de ser educador não é uma tarefa fácil, mas se torna muito mais prazerosa quando nos deparamos com os métodos e pensamentos deixados por esses grandes seres humanos”, disse a diretora da escola, Julieta Guterres, justificando a escolha do tema.

Para o presidente, deputado Arnaldo Melo (PMDB), o momento é de suma importância para as crianças, que desde pequenas devem despertar o patriotismo e valorizar a raça brasileira. “Como estou feliz de ver todas essas crianças hoje aqui perfilados, elas que são o futuro do nosso Maranhão e o futuro do nosso Brasil. É com muita satisfação que me dirijo a todos os pais, mães e educadores aqui presentes que ajudaram a fazer essa festa”, cumprimentou.

Na ocasião, animados pela banda da Polícia Militar, os alunos do maternal I ao 4º ano desfilaram pela área externa da Creche-Escola divididos em 6 pelotões.

Compondo o primeiro pelotão, os alunos do maternal I homenagearam Maria Montessori, que foi responsável pela criação do método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança observa e faz as conexões corretas; o segundo pelotão composto pelo maternal II, homenageou Rubem Alves, que diz que ensinar é um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte; No terceiro pelotão, os alunos do infantil I e II destacaram Paulo Freire, que em seu livro ‘Pedagogia do Oprimido’, propõe um método de alfabetização dialético.

Já o 1º e 2º ano trouxe no quarto pelotão Celso Antunes, grande educador que afirma que o valor se constrói com a reflexão, com a conversa interior e o estimulo ao pensamento; O quinto pelotão composto por alunos do 3º ano homenagearam Emília Ferreiro, que teve grande influência sobre a educação brasileira nos últimos 30 anos; No sexto e último pelotão, as crianças do 4º ano representaram todos os alunos do Brasil.

Em seguida, para encerrar a festividade, todos os alunos cantaram o hino nacional e o da Creche Escola –Sementinha orquestrado pela Banda da PM.